Fórum de discussão como usar e gerar tráfego gratuito

Fóruns de discussão é uma das melhores formas indiretas de promover um blog e angariar novos leitores/visitantes. Fórum de discussão como usar e gerar tráfego?

Se por ventura já está registrado num fórum de discussão para blogueiros/webmasters, considere investir cerca de 15 a 30 minutos por dia a participar nele. Quando alguns dos nossos leitores nos questionam sobre como conseguimos angariar novos leitores para o blog, uma das técnicas que referimos sempre são os fóruns de discussão.

Fórum de discussão como usar?

Uma questão que você deverá colocar a si próprio sempre que procura novos leitores para os seus blogs é a seguinte: onde estão os novos leitores que pretendo encontrar?

Respondendo a essa questão, você terá liberdade suficiente de ação para se movimentar no mercado à procura de novos leitores para o seu blog.

Os fóruns de discussão são um excelente ponto de partida, especialmente quando são movimentados e frequentados por milhares de utilizadores.

 

ALGUMAS RAZÕES PARA PARTICIPAR DE UM FÓRUM DE DISCUSSÃO

Embora os fóruns de discussão estejam cada vez mais em desuso, aqueles que foram constituídos no passado com sucesso são hoje excelentes plataformas de comunicação. Existem ainda poucos fóruns dedicados em exclusivo a blogueiros e webmasters no Brasil, mas os que existem são opiniões e um bom ponto de partida para o seu exercício que lhe propomos.

Vejamos algumas das razões para participar em fóruns de discussão:

  • Autoridade – se você participar ativamente num fórum de discussão, e de alguma forma contribuir com o seu conhecimento para o enriquecimento do fórum e entre-ajuda entre blogueiros/webmasters, você estará a ganhar autoridade enquanto blogueiro e profissional a médio/longo prazo.

Considere sempre registrar-se em um fórum de discussão com o seu nome pessoal ou o seu nickname, sendo que deverá optar sempre por aquele que é mais facilmente reconhecido pelos seus leitores.

  • Direcionar Tráfego – ao criar valor acrescentado e ao tornar-se num recurso interessante para os membros de um fórum, você estará a criar a necessidade desses mesmos utilizadores desejarem saber um pouco mais sobre quem você é, e o que faz, e acabam por visitar os links que você tem na sua página de perfil ou na assinatura dos seus posts.

Muitas vezes e quando os assuntos em debate são importantes, você poderá também deixar alguns links para artigos que já publicou no seu blog e que considera relevantes para a sua comunidade.

  • Compreender melhor o seu nicho de mercado – participar num fórum de discussão é também uma excelente oportunidade de compreender as necessidades de determinados utilizadores acerca de determinadas matérias.

É também uma forma de você encontrar e desenvolver novas ideias para artigos no seu blog de nicho. Se você visitar um fórum de discussão, irá provavelmente encontrar as mesmas perguntas repetidas por diferentes utilizadores.

Embora a repetição de perguntas muitas vezes deixe a comunidade irritada, você deverá abstrair-se disso, tomar nota do problema e tentar resolvê-lo posteriormente no seu blog.

Respondendo à pergunta desse utilizador, você estará a responder a uma pergunta que muitos outros também têm. Quando por vezes nos sentimos sem grande imaginação para desenvolver novas histórias, os fóruns de discussão são um dos recursos que utilizamos para encontrar novas e interessantes ideias.

Fórum de discussão como usar

O seu objetivo deverá passar por ser o mais participativo e útil possível dentro da comunidade. NUNCA participe num fórum de discussão com o intuito de deixar links para artigos do seu blog.

Faça-o com o intuito de ser prestável e responder a questões, efetuar conexões, e acima de tudo ser útil no sentido de ligar quem procura com quem oferece.

No entanto, existem obviamente cada vez mais opções a considerar à medida que o mercado vai crescendo e vão aparecendo novas oportunidades de “marketizar” os seus conteúdos, melhorar a sua autoridade enquanto autor, direcionar tráfego para os seus projetos, etc.

Vejamos alguns dos melhores fóruns de discussão a ter em conta:

Existem muitos fóruns de discussões em diversos nichos e idiomas basta procurar no google. Vou passar alguns comandos que poderá usar no Google para achar o fórum que deseja. Você pode procurar por .edu.br, .com.br, gov.br ou o que desejar basta alterar no local correspondente.

“powered by phpbb” site:.edu.br, /forum

“powered by vbulletin” site:.edu.br, inurl:/forum

“powered by vbulletin” site:.edu.br, inurl:/community

Exemplo: forum: internet marketing
Exemplo: forum: perder peso
Exemplo: forum: ganhar dinheiro
Exemplo: forum: cães

DICAS EXTRAS QUANDO ENTRAR NOS FÓRUNS DE DISCUSSÕES

Geralmente dedicamos sempre entre 15 a 30 minutos do nosso dia a visualizar os tópicos novos que os fóruns colocam online diariamente e isso é já uma questão de rotina pessoal para nós, porque na realidade nos interessamos pelas temáticas em debate na grande maioria deles.

Se para si é aborrecido estar a visitar os fóruns de discussão onde é ativo, considere criar uma pasta na sua seção de favoritos e colocar lá dentro os endereços de todos os fóruns onde você se encontra ativo.

Depois disso, quando você abrir um novo separador, evite estar a colocar todos os endereços um a um nos separadores respectivos.

Se utilizar o Firefox, poderá escolher a opção “Abrir todos separadores”, e o browser abrir quantos separadores forem precisos para o número de fóruns de discussão que você tenha guardado.

Alguns fóruns de discussão permitem também subscrever os conteúdos via RSS Feeds, seja no fórum inteiro ou nas diferentes categorias disponíveis, permitindo-lhe criar um filtro de informação fantástico que o ajuda a manter-se atualizado e ao mesmo tempo participativo.

Se você gosta de determinadas áreas de debate, considere subscrever apenas essas para se manter o máximo atualizado possível, tanto ao nível de conteúdos como de potenciais dúvidas que os leitores tenham no futuro!

Fórum de discussão como usar e gerar tráfego gratuito
1.3 (25.33%) 15 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

6 Comentários

  1. Marcio abril 25, 2017
    • Claudio Gomes abril 25, 2017
  2. Fernando agosto 8, 2017
    • Claudio Gomes agosto 13, 2017
  3. aline savary agosto 31, 2017

Deixe uma resposta

Digite abaixo a numeração *