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Lucas Dolibaina – Dicas Auditoria SEO

auditoria e onpage

Sempre falo que no marketing digital não existe idade ou limitações. Lucas Dolibaina um jovem em idade mostra o seu conhecimento de SEO.

No mundo virtual idade não é o problema e sim o profissionalismo. Posso dizer que a grande diferença é o conhecimento e o Lucas Dolibaina.

Conteúdo

Lucas Dolibaina – Jovem Empreendedor

Se você esta começando no mundo virtual na área de SEO e esta com dúvidas leia essas dicas.

Por favor, fale sobre o seu trabalho e como chegou ao mundo digital.

Hoje estou trabalhando sob/contrato PJ como Analista de SEO para agência Neil Patel Brasil, mas nem sempre estive em uma agência tão estruturada e com processos tão bem definidos.

Comecei no universo de SEO + – três anos atrás, em 2017, desde lá fiz diversos treinamentos tanto gratuitos quanto pagos, tanto nacionais quanto internacionais, mas a chave virou apenas quando comecei a aplicar o que aprendia em projetos próprios e posteriormente em projetos de clientes.

Um fator que também influenciou muito positivamente em minha jornada foi me juntar com amigos mesmo que de outros estados para trocarmos conhecimentos e formar parcerias.

No ano de 2020 tive a oportunidade de lançar um treinamento enxuto de SEO que levou os alunos do total iniciante ate o nível intermediário onde agora conseguem procurar o que precisam de maneira autodidata. Este treinamento foi ministrado em oito encontros online junto com amigos de outros estados com os quais criei uma grande parceria.

Minha chegada ao mundo digital ocorreu de maneira curiosa e despretensiosa, porém hoje não me vejo fora deste meio, um meio cheio de oportunidades para quem tem vontade de fazer acontecer.

Quais são os primeiros passos para começar na área de SEO?

Acredito que não apenas no universo do SEO, mas para qualquer área no digital, os primeiros passos são: Curiosidade para buscar como as coisas funcionam e também gosto de acreditar na teoria do kaiak, onde devemos aprender e aplicar para podermos andar para frente e não apenas em círculos.

O primeiro passo fundamental na área SEO seria ler “Como funciona a pesquisa no Google” a partir dali você terá uma curiosidade cada vez maior sobre como funciona tudo e como você pode estar atuando neste mercado.

É possível prometer 100% de sucesso em projetos web de clientes? Quais são os conselhos que daria como Consultor de SEO?

Acredito que não podemos prometer sucesso em 100% das vezes, pois neste mercado existem muitos fatores que podem influenciar os resultados finais, diversos fatores inclusive fora do alcance do consultor.

Acredito que devemos sim dar o nosso melhor como consultores, e caso haja uma falha em sua estratégia de SEO junto ao cliente estudar e aprender onde foi o erro para melhorar nas próximas estratégias, sempre respeitando o tempo e o dinheiro do cliente.

Os meus conselhos para os consultores são: focar em uma boa comunicação e ter processos muito bem definidos para cada etapa de sua estratégia SEO.

Possuir sempre uma cultura focada em resultados, ética e transparência.

Como você faz para saber se é possível melhorar um projeto web? Como explicar isso para um cliente?

Para saber se o projeto é possível de ser melhorado devemos possuir uma estratégia bem definida, conhecer o que foi feito no passado do projeto, o que esta sendo feito no presente para então traçar o que pode ser feito no futuro. Tudo sempre baseado em analises e dados, os dados nunca ou quase nunca mentem.

Para uma boa comunicação com o cliente gosto de seguir uma campanha em etapas: Aprendizado, Melhoria, Criação, Divulgação e por fim Mensuração. Sempre realimentando este ciclo.

Gosto sempre de apresentar dados reais ao cliente, inclusive citar concorrentes onde foi feito um bom trabalho que pode ser replicado.

Quando um cliente questiona: Você vai deixar o meu site na primeira página do Google? Como você responde?

Não, faremos uma estratégia de SEO visando sim resultados expressivos e valorizando seu tempo e dinheiro, porém não posso prometer primeira página e/ou primeiras posições sem conhecer o histórico do projeto, e sem conhecer os diversos fatores que podem influenciar no resultado final.

Qual vai ser a velocidade de implementação das minhas recomendações? Vai acatar conselhos e contratar freelances para produção de conteúdo caso necessária?

O que posso prometer é uma boa estratégia baseada em seus dados e em dados dos concorrentes.

Tráfego é a mesma coisa que conversão?

Não, porém um deve sempre acompanhar o outro para o sucesso de uma boa campanha de SEO.

Vou citar a frase de um professor aqui: Tráfego sem conversão é igual open bar de água. (Rodolfo Sabino)

Tráfego são pessoas passando/visitando seus conteúdos, conversão é o ato de transformar essa visita em algo de valor para o cliente, seja um lead ou um cliente.

Tráfego sem conversão adianta de algo?

Hahaha caso o projeto se baseie em anúncios de impressões e cliques como o Google Adsense ou Ezoic, por exemplo, talvez ainda adiante de algo, mas acredito verdadeiramente que tráfego e conversão devem sempre andar juntos em uma boa estratégia.

Quando conversa com um cliente primeira vez você oferece tráfego ou conversão? Ou as duas coisas?

Gosto de oferecer uma estratégia de marketing com foco no SEO, aqui incluem-se tráfego e conversões.

Como escolher um nicho para começar e viver disso?

Muitos falam de nichos lucrativos ou os maiores mercados da internet, mas sou totalmente contra essa conversa de escolher nicho pelo tamanho do mercado, conheço muitos que conseguem fazer o famoso 6 em 7, múltiplos 6 em 7 e afins com mercados que ninguém recomendaria.

A minha recomendação é escolher um nicho no qual você terá vontade de trabalhar com consistência e qualidade durante um médio/longo prazo.

Escolha o que te faz feliz e será feliz todos os dias trabalhando.

Hoje temos diversos cursos falando que você pode viver da internet. Assistindo a alguns gurus do Marketing, às vezes parece que viver de internet é fácil.

Sua experiência quanto tempo precisa para poder viver da internet?

Conheço quem tenha dado certo em questão de meses, mas quem usa a exceção de exemplo é o burro já diriam…

Com sinceridade afirmo que se você dedicar de 1 a 2 anos você já consegue colher resultados expressivos no mercado de SEO, agora se formos falar de marketing digital como um todo e com capital para compra de mídia, aí o jogo pode sim virar do dia pra noite.

Relacionado com a questão anterior. Qual a média de nichos/projetos é necessária para viver da internet?

Se você focar em apenas um nicho e projeto com afinco ele será o suficiente para viver de internet.

Há quem prefira trabalhar diversos projetos com micronichos e também tende a funcionar muito bem!

Existe ainda quem prefere trabalhar com múltiplos projetos locais de venda/aluguel de site e leads…

Existem múltiplas oportunidades de monetização na internet, mas afirmo que um nicho e um projeto é o suficiente para conseguir viver de renda da internet.

Como você vê o futuro do SEO? O Google está nos deixando sem trabalho ou nos dá cada vez mais?

Enquanto existir os buscadores e usuários utilizando estes, haverá muito trabalho para nós.

O mercado tende cada vez ficar mais competitivo, mas sempre haverá espaço para quem tem vontade de trabalhar nesta área.

Como conseguir tráfego e monetizar? Como saber como monetizar?

Para conseguir tráfego devemos realizar uma boa campanha de SEO, focando a produção de conteúdo em temas que já possuem demanda. Você pode utilizar desde ferramentas gratuitas ate ferramentas pagas para descobrir a media de volumes de busca mensais para estas demandas e então entregar o que os usuários estão buscando.

Dicas sobre tráfego pago: Como comprar trafego em massa

Para monetizar o tráfego que conseguir você pode utilizar anúncios, campanhas de e-mail, venda de infoprodutos (ebooks, treinamentos, assinaturas), encontrar demanda para os serviços que você presta, estas são as formas mais conhecidas de monetização na web.

Como é uma estratégia de links perfeita? Será que todos os links valem a pena?

Uma estratégia de links perfeita é aquela que traz resultados, aqui entenda resultados como: tráfego e posicionamento.

Nem todos os links valem a pena… links de spam devem ser evitados ao máximo e caso seja um ataque de concorrentes é recomendável que faça o disavow destes.

Fiz uma live com meu amigo Robson sobre o tema de link building onde falamos mais de uma hora sobre aquisição e qualidade de links:

https://www.youtube.com/watch?v=mwA2lQbWQ4c&feature=youtu.be

As métricas de ferramentas externas como Moz, Majestic, Ahrefs servem para alguma coisa? Quais métricas são importantes?

Servem como referência, mas nenhuma delas é uma métrica 100% confiável, pois nenhuma tem acesso ao algoritmo do Google. Todas elas são passíveis de serem manipuladas.

Mas para uma referência inicial gosto bastante de levar em conta o DR do Ahrefs, DA da Moz e TF do Majestic, são alguns parâmetros que podem ser utilizados como guia inicial.

Minha ferramenta preferida particularmente para métricas hoje é o Ahrefs, sei que ele não é perfeito e pode sim ser manipulado, porém gosto de ter alguma para basear minhas análises, seja de concorrência, dificuldade ou volume de busca e afins.

Ter métricas ou tráfego? Ou as duas coisas juntas?

Métricas funcionam bastante como algo para inflar o ego ainda que passíveis de manipulação, então, as duas coisas juntas! Rs

Se fosse pra escolher apenas uma teria como escolha tráfego sem sombra de dúvidas.

É possível um site sem métricas poderosas ter tráfego? Como?

Totalmente possível!

O site pode ter tráfego de referência de sites parceiros, tráfego pago ou tráfego de redes sociais…

Pode e ainda ter tráfego orgânico de pesquisa através de snippets e posicionamentos para palavras com um volume de busca considerável e baixa concorrência.

A regra para conseguir tráfego orgânico de pesquisa é estar posicionado, de preferência nas primeiras posições…

O segredo é buscar o posicionamento em SERPS para as quais a autoridade do seu projeto permita a briga com os concorrentes.

Quais são os três fatores que você acha importante para você para fazer SEO? Por quê?

Gosto de pensar em 3 grandes grupos: autoridade (linkbuilding, EAT, clusters de conteúdo), relevância (intenção de busca, TF-IDF) e performance (site rastreável e indexável, velocidade do site).

Existe quem gosta da divisão: onpage, offpage, técnico que é basicamente a mesma coisa do anterior.

Estes 3 grandes grupos cobrem tudo que é relevante no SEO.

Agora se for para escolher 3 fatores específicos vou de: conteúdo, links e site responsivo/amigável aos dispositivos móveis.

Leia também: Thiago Klaumann – Dicas Cupons De Desconto

Está comprovado em diversas pesquisas tanto nacionais quanto internacionais que estes são os fatores com maior correlação em ranqueamento de sites nos motores de pesquisa.

Ter link contextualizado ou não? Posso ter links que não são do meu nicho?

Busque preferencialmente links contextualizados, eles sempre serão melhores que links de barra lateral, menu e/ou rodapé.

Você pode sim ter links fora de seu nicho, porém os mais recomendados seguindo as boas praticas do Tio Google, são os de parceiros do nicho ou que sejam correlacionados ao nicho que você atua quando estes possam ajudar o usuário.

Para terminar, que mensagem você gostaria de deixar para quem está começando e informe os seus projetos online. Por favor, deixe alguns conselhos sobre o mercado.

Para quem está iniciando no mercado de SEO o melhor conselho é: seja consistente e paciente que os resultados podem chegar sim.

Faça sempre testes com um site de laboratório, busque sempre conhecimentos extras através de estudos de casos e afins.

Meus projetos recentes:

Blog pessoal: https://lucashd.com.br

Site de Laboratório: https://clubedacaipirinha.com.br

Canal de Conteúdos no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCleMYTgGrZlyAjW42jeO4Sg

Ainda sobre o mercado, procure trabalhar com um nicho que você seja entusiasta ou apaixonado, busque amizades neste mercado ainda que sejam apenas amizades virtuais, esteja sempre envolvido em grupos sobre o assunto e busque sempre estar próximo dos melhores.

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