O que é DMCA e para que serve?

O Digital Millennium Copyright Act (DMCA) é uma lei de direitos autorais dos Estados Unidos assinada em 12 de outubro de 1998.

O DMCA foi criado com a intenção de combater o crescente número de violações de direitos autorais digitais e estabelecer alguma proteção para provedores de conteúdo digital. O DMCA tem sido usado como um meio para os detentores de direitos autorais removerem conteúdo infrator de sites e outras fontes de mídia, notificando o site que hospeda o conteúdo.

A DMCA exige que ISPs e sites que hospedam conteúdo implementem uma política de rescisão de infratores reincidentes e os proíbe de fazer qualquer declaração sobre atividade infratora em suas redes ou sistemas sem antes obter permissão dos detentores dos direitos autorais.

O Digital Millennium Copyright Act (DMCA) é uma lei de direitos autorais que protege os provedores de conteúdo online da responsabilidade por violação de direitos autorais por seus usuários.

Leia também: Melhores Alternativas Para Substituir O Clickmagick

O DMCA fornece proteção para provedores de serviços de Internet (ISPs), empresas de mecanismos de pesquisa e outros provedores de serviços online contra reivindicações de violação de direitos autorais de seus usuários. Isso significa que, se um ISP ou empresa de mecanismo de pesquisa tiver conhecimento de qualquer material infrator em seus servidores e não remover o material após receber um aviso do detentor dos direitos autorais, ele poderá ser responsabilizado por danos.

denuncia dmca
DMCA

O DMCA não se aplica a redes de compartilhamento de arquivos ponto a ponto, como BitTorrent.

O que é violação de direitos autorais?

A violação de direitos autorais é o ato de usar um trabalho protegido por direitos autorais sem a permissão do detentor dos direitos autorais. Pode assumir muitas formas, desde o uso de algumas palavras até a cópia de um trabalho inteiro.

A Lei de Direitos Autorais define violação de direitos autorais como “o uso não autorizado de um trabalho protegido por direitos autorais, incluindo, mas não limitado à reprodução, distribuição, execução ou criação de trabalhos derivados”.

Como funciona uma remoção DMCA?

Uma remoção de DMCA é um aviso de que um detentor de direitos autorais arquiva com o host de um site para remover conteúdo que infrinja a propriedade intelectual do detentor dos direitos autorais.

O processo de remoção do DMCA ficou mais fácil ao longo dos anos, portanto, não leva tanto tempo e esforço quanto antes.

Os detentores de direitos autorais podem registrar um aviso de remoção da DMCA por meio de seus consultores jurídicos ou podem fazê-lo sozinhos. O processo geralmente começa com a identificação do conteúdo infrator e, em seguida, o envio de um aviso ao site que hospeda esse conteúdo.

Esse aviso geralmente é enviado pelo detentor dos direitos autorais ou seu agente, alegando ser o proprietário dos direitos autorais do material e solicitando sua remoção.

O ISP ou a empresa de hospedagem de sites podem concordar em remover o conteúdo, podem se recusar a fazê-lo ou podem não responder.

Qual o procedimento para fazer uma denúncia DMCA?

Se você é proprietário de direitos autorais e acredita que alguém violou seus direitos sob esta lei, você pode registrar uma reclamação com o Provedor de Serviços de Internet (ISP) ou a empresa de hospedagem que hospeda o site onde você acredita que seu conteúdo foi compartilhado ilegalmente. Você também pode registrar uma reclamação diretamente com mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo, Bing etc., que removerão links para sites infratores de seus resultados de pesquisa.

Como fazer uma denúncia sobre site falso no Google?

Existem várias maneiras de denunciar um site falso no Google. Uma delas é através da barra de pesquisa do Google, que pode ser acessada digitando “site:example.com” na barra de pesquisa e pressionando enter. Você também pode usar a extensão do navegador Chrome chamada “Bing for Google”, que detectará automaticamente sites falsos e permitirá que você os denuncie no Bing, de propriedade da Microsoft.

A outra maneira de denunciar um site falso no Google é por meio da extensão do navegador Chrome chamada “Bing for Google”, que detectará automaticamente sites falsos e permitirá que você o denuncie no Bing, que é de propriedade da Microsoft.

Pode acessar: Denunciar uma violação – Ajuda do Editores de Documentos (google.com)

5/5 - (70 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informações