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O Que é Email Marketing? Qual é a função do E-mail marketing?

Muitas pessoas que estão começando agora na área de internet marketing, não sabe muito bem o que significa Email Marketing, qual a sua importância no mundo dos negócios online, quais as suas funcionalidades. Pensando nisso resolvi falar um pouco sobre o assunto.

O Que é Email Marketing? O que é bounce email marketing?

Preparados? Vamos Lá…

O Email Marketing, é a utilização do email como ferramenta de marketing direto, é uma simples mensagem de email modelada, afim de buscar um impacto maior junto aos destinatários. O email pode conter uma simples informação, um aviso, divulgação de artigos, de produtos, eventos, entre outras muitas finalidades que ele pode assumir.

De acordo com os estudos realizados, o principal motivo de acesso à internet no Brasil é o email marketing. Hoje uma das mais eficientes e baratas ferramentas para comunicação de correio eletrônico. É também uma ferramenta importantíssima para o empreendedor na geração de tráfego e principalmente no relacionamento com os clientes. Criar e enviar um email ou newsletter pode alavancar o sucesso de um negócio na Internet.

Como o Email marketing pode ajudar no seu negócio? Qual é a função do E-mail marketing?

Você pode comprovar diariamente ao checar sua caixa de entrada como o espaço de Email Marketing é altamente concorrido e competitivo. Com tantas empresas disputando a atenção dos consumidores, é fundamental  pensar estrategicamente em montar uma campanha de sucesso.

Essa ferramenta de email marketing vai muito além de enviar simples mensagens, o canal é uma boa maneira de espalhar conteúdo, atrair novos visitantes e cativar relacionamentos com a base de contatos, tanto pelo envio constante de mensagens por meio de disparos simples para a base, como de forma automatizada. Por ser uma ferramenta ágil e de baixo custo, é muito útil para vários tipos de negócios.

Uma pesquisa realizada apontou que os três principais objetivos da utilização do Email Marketing por diferentes negócios são:

  1. Direcionamento de tráfego adicional para o site
  2. Entrega de conteúdo altamente relevante
  3. Conversão e aumento de receita de vendas

Sem dúvida a evolução das plataformas de E-mail Marketing é resultado da evolução dos negócios e das pessoas, com isso ficou muito mais fácil operar diferentes objetivos.

Aqui vamos falar um pouco justamente como a utilização das estratégias certas podem ajudar a atingir esses três objetivos destacados na pesquisa.

# – Atraindo tráfego para o seu site

Quando se pensa em atrair tráfego para o seu site ou negócios, é importante ter um pouco de conhecimento na área de marketing. Produzir conteúdo para atrair visitantes é um tanto trabalhoso e exige tempo, e ainda que o conteúdo seja de qualidade, os resultados demoram a aparecer.

E, além disso, por mais atrativo que seja um site ou blog, isso não é garantia de que os visitantes retornem de forma recorrente.

O que é possível fazer para atrair mais tráfego para seu site através do E-mail Marketing?

Uma maneira muito simples é fazer o envio das tão conhecidas Newsletters: com elas você pode apresentar ao seu subscritor  novas opções de conteúdo no blog ou mesmo email mais convencional, comunicando alterações no produto ou serviço, fazendo com que sua base de contato acesse o site por mais vezes para saber sobre as novidades do seu negócio.

A tendência é que as pessoas fiquem mais engajadas e dispostas a compartilhar seus posts e novidades assim que forem atraídas e conquistadas pelo conteúdo. Assim, o Email Marketing também é muito útil na atração de novos visitantes. Só é importante que o conteúdo da mensagem, assim como o do site, seja digno de ser repassado pelos seus contatos.

Com a criação de conteúdos atraentes, que educa, que ensina, diverte ou inspira, vai construir seguidores fiéis para sua marca e dispostos a aumentar o alcance do seu material. É assim que o marketing de conteúdo irá ajudá-lo a criar mais visitas e mais oportunidades, como o velho conhecido de todos: o marketing boca-a-boca.

# – Nutrindo bons Relacionamentos com Conteúdos Relevantes

É  fundamental e indispensável manter um bom relacionamento com uma base de Leads e clientes, para a grande maioria dos negócios. Por isso, ter uma estratégia clara de nutrição traz resultados importantes no nível de engajamento, como também é fundamental para guiar seus prospectos em direção à venda.

O que pode ser feito para manter um bom relacionamento através do Email Marketing?

Além do envio de campanhas e de divulgações de novos materiais por meio de emails promocionais, sua empresa pode investir em uma estratégia de nutrição de leads para fazer acompanhamento dos seus prospectos.

Use cada email para educar e motivar os seus clientes potenciais ou informar sobre suas ofertas, conteúdos, serviços ou produtos. Implemente uma estratégia de acompanhamento para alcançar melhores resultados.

# – Conversão e Aumento de Vendas

Para demonstrar ainda mais a importância de uma boa estratégia de Email Marketing, segundo as pesquisas, destaca-se que, aproximadamente 80% do potencial de vendas é perdido devido à falta de acompanhamento. Este é um dos maiores erros que as empresas ainda cometem na condução de seus negócios.

Para não fazer parte dessa grande estatística, é recomendado que invista em uma boa segmentação de sua base de contatos, separando-os por áreas de interesse, conteúdos acessados ou baixados no seu site, que indiquem que tipo de produto ou serviço seu potencial cliente possa estar procurando.

Desta forma, é possível entregar-lhe mensagens com as ofertas certas, aumentando consideravelmente a taxa de conversão.

Esses são apenas alguns exemplos de como simples Estratégias de Email Marketing pode alavancar os seus negócios na internet, agora você  já pode começar a pensar em como usar essas estratégias para atingir seus objetivos!

Lista de Emails-6 Dicas Matadoras Para Construir Uma Lista de Sucesso

Para qualquer Empreendedor digital é muito importante ter uma Lista de Emails. Nesse artigo preparei 6 dicas essenciais que vai lhe ajudar a construir sua lista usando várias estratégias.

Cada vez mais vem se desenvolvendo e crescendo a busca por dicas e estratégias de marketing digital para lidar com o mundo dos negócios online.Uma dessas estratégias que vem crescendo muito é o marketing por email, também conhecido como email marketing ou marketing de permissão.

Você está tendo dificuldade de construir sua lista de Emails?

O marketing por email requer a autorização de um cliente disposto a subscrever a sua lista através do seu material de marketing, quanto mais marketing via email é enviado, maiores as possibilidades de vendas.

Após a construção de sua lista de emails, você receberá os seus clientes alvo. Aí está uma boa lista! Uma vez que já mostraram interesse no que você tem para oferecer.

As pessoas pensam que é muito trabalhoso e que leva muito tempo para juntar os nomes e endereços de email para construir as suas listas, não é bem assim. Claro que exige um pouco de paciência e algumas estratégias, mas ao fazer essa lista você abre as portas do seu site ou empresa para um novo mercado-alvo.

Na internet existem vários artigos disponíveis ensinando a construir uma lista, cada pessoa tem diferentes tipos de abordagem devida a muitas e diferentes formas de fazer o mesmo. Mas, não importa o método a ser usado, o importante é que você saiba que existem algumas coisas cruciais que deve ser feito na construção da sua lista de emails.

Aqui estão as 6 Dicas Matadoras para Construir uma Lista de sucesso:

1# Crie uma Squeeze Page, para capturar emails de seus visitantes

Squeeze page nada mais é do que uma página de captura, criada com um único objetivo: capturar os emails das pessoas.

Um bom formulário de captura para subscrever uma lista não é tão difícil de fazer, você deve criar um formulário contendo nome e email, colocar uma chamada bem atraente e interessante oferecendo algo gratuito. Deve colocá-lo na pagina inicial do seu site ou blog para chamar a atenção dos seus visitantes.

Seu site tem que dar uma boa impressão a primeira vista, para que assim os visitantes se sintam a vontade e confiantes pra se inscrever em sua lista.

Como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”, se o visitante encontrar algo que o desagrade ou desmotive logo na primeira visita, com certeza não voltará, e assim você perderá futuros clientes.

2# Contrate um bom serviço de autoresponder

Autoresponder é uma ferramenta que automatiza o seu sistema de envios de emails, fazendo com que você mantenha uma comunicação com sua lista através de emails.

Depois do formulário pronto você precisa contratar um serviço de autoresponder, é esse serviço que vai guardar automaticamente todos os endereços de email capturado através do seu formulário.

Agora chegou a hora de manter um bom relacionamento com a sua lista de emails! Como fazer isso?

Enviando periodicamente uma sequência de emails contendo informações relevantes e de utilidade, que pode ser Artigos do seu Blog, Dicas, Vídeos Tutoriais, Materiais Gratuitos como E-book, Cursos, enfim… São esses tipos de materiais que faz com que seus prospectos permaneçam em sua lista, e por fim mostrará as vantagens do produto ou serviço que está promovendo.

Com esses emails você vai cativar a confiança desses visitantes e terá grandes chances de converter em futuros clientes.

3# Torne seu site irresistível

O conteúdo do seu site precisa ter certas características que o torne irresistível e principalmente provocativos para os leitores, gerando o desejo de compartilhamento.

Umas dessas características são:

  • Crie títulos exclusivos e tenha artigos bem escritos! Dependendo sobre o que é o seu site, você precisa capturar as fantasias dos seus visitantes;
  • Escreva seu conteúdo com verdade, convicção, paixão e honestidade. Com a alma e não apenas com a cabeça;
  • Escreva de forma simples e agradável, use uma linguagem simples e popular que seja agradável aos olhos e fácil de entender;
  • Crie uma experiência única com seus leitores cada vez que se propor a escrever um artigo;
  • Não espere que todos tenham experiência em tecnologia. Invista em ter uma boa programação no seu site;
  • Opte por uma aparência entre a simplicidade e o conhecimento sofisticado.

4# Ofereça bons produtos e serviços

Sempre que puder, faça mais do que simplesmente anunciar serviços. Busque formas de fornecer uma amostra real do seu produto, dessa maneira as pessoas voltarão pedindo mais.

Alguns clientes visitam e voltam a determinados sites, não porque eles têm a aparência bonitinha, mas porque se sentirão bem recebidos, confiantes e satisfeitos com o conteúdo, produtos e serviços encontrados nele.

Mesmo que esses clientes retornem de vez em quando, é um cliente satisfeito e com certeza sempre irá recomendar o seu negócio.

5# Mantenha a privacidade do seus assinantes

Procure manter a fidelidade e confiança que seus assinantes lhe deram.

Não forneça o endereço de email de seus leitores a ninguém, eles confiaram-lhes a você, assim evitará que eles recebam spam, pois uma boa reputação irá conduzir mais tráfego e assinantes, bem como fortalecer a lealdade dos seus leitores.

6# Ofereça brindes para sua lista

Quem não gosta de um agrado?

No primeiro momento, as pessoas ficam com receio de colocar seu nome e endereço de email no formulário do seu site, mesmo que elas estejam interessadas em participar da sua lista.

Você acaba tendo que “suborná-las”, dando-lhes um brinde para apimentar o negócio. Isto fornece um incentivo, mas também começa a construir o seu relacionamento com o assinante.

Recomendo que você ofereça brindes para sua lista como forma de agradecimento e reconhecimento por eles estarem inscritos e permanecerem na sua lista, essa é uma estratégia muito boa pra cativar mais e mais os seus prospectos.

Esses brindes podem ser:

  • E-books
  • Cursos Gratuitos
  • Vídeo-Tutoriais
  • Infográfico
  • Uma Consultoria
  • Mapa Mental
  • Produtos Físicos
  • Livros
  • Software Livre

Enfim, definido o brinde, crie um formulário de captura que vai permitir divulgar sua recompensa e capturar o email dos visitantes.

Através dessas dicas, com certeza irá construir uma lista de sucesso.

Espero ter ajudado! Não esqueça de postar seu comentário…

Boa Sorte  e Sucesso Sempre! Gostou? Compartilhe!

1 comentário em “O Que é Email Marketing? Qual é a função do E-mail marketing?”

  1. Muito bacana o seu artigo parceiro. Super completo e detalhado. Vou continuar acompanhando o seu blog.. Parabéns!

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