Por que registrar um domínio diretamente sem intermediários

Por que é importante você mesmo registrar um domínio do seu site ou blog? O domínio de um site ou blog é coisa muito séria, todos os arquivos indexados pelo Google e outros mecanismos de busca, terão como referência o seu domínio, imagine então que você o perca por algum motivo.

Não adianta registrar outro domínio e transferir  o site ou blog para esse novo domínio, pois o Google continuará com todas as referências para o domínio antigo e tudo que você conquistou pode ir por água abaixo.

Na verdade o painel para Webmasters do Google possui uma área para mudança de endereço, mas é uma saída para caso você precise mesmo mudar de endereço, porém o melhor é não perdê-lo pois não está em jogo só os mecanismos de busca mas também os leitores já fidelizados que já estavam acostumados com o endereço antigo do seu site.

Aprenda como registrar um domínio

Mas como você poderia perder o domínio do seu site?

Quando você contrata um plano de hospedagem, sem já ter o domínio registrado, em geral a própria hospedagem irá registrar o domínio para você e é aí que mora o perigo porque eles podem registrar no nome do próprio host de hospedagem, assumindo o controle do mesmo.

Não vou dizer que todos os Web Hosts agiriam de má fé, mas também não dá pra dizer que não o fariam. Eu conheço casos onde o proprietário do site decidiu mudar de provedor mas tinha deixado por conta do Host a parte de cadastro do domínio ao contratar um plano de hospedagem.

O host cadastrou o domínio então no nome da própria empresa e não no nome do cliente. Quando este pediu para a empresa de hospedagem transferir o domínio para a nova hospedagem eles fizeram corpo mole, enrolaram tanto que o proprietário do site teve que desistir do domínio e cadastrar outro, dessa vez em seu próprio nome, mas o estrago já estava feito.

Ele precisou esperar que o domínio fosse bloqueado por falta de pagamento, esperar mais um tempo até que fosse liberado novamente para cadastro só para então retomar o antigo domínio, mas até aí se passaram meses e todos os links indexados pelo Google não eram encontrados.

Quem tem um blog principalmente com intenção séria de ganhar dinheiro com ele não pode se arriscar tanto.

A questão é que as pessoas pensam que é um processo complicado, porém é bem simples.

Você pode registrar um domínio onde você vai hospedar o site que normalmente também possui essa opção de registro de domínio, então já dá pra matar dois coelhos com uma única cajadada.

O primeiro registro de domínio e hospedagem que eu fiz foi na superdominios.org.

Lembrando as imagens e as formas de pagamentos podem mudar com o tempo, mas serve como um guia.

É só entrar no site e no menu Domínios clicar em Registro de domínio

Escolher o domínio para ver se está livre (abaixo terá uma tabela de preços de acordo com a extensão usada).

Se estiver liberado para cadastro, na tela seguinte você será informado:

Você poderá escolher pagamento de um ano à dez anos, será melhor por um ano até que tenha certeza que seu projeto irá adiante, aí se tudo estiver dando certo, na renovação poderá optar por um período maior.

Na próxima tela, clique no botão Atualizar Carrinho (não mexa nos endereços das DNS ainda) e a seguinte tela será apresentada:

Clique no botão Finalizar Pedido preencha o formulário, escolha o meio de pagamento (Boleto bancário, PagSeguro, Paypal ou Pagamento Digital) e clique em Completar  Pedido.

Depois de efetuar o pagamento é só esperar pelo email de confirmação e dados para acesso à sua conta.

Quando registrar o domínio que como já foi dito, poderá ser no próprio superdominios.org, depois de confirmado, você receberá por email os dados da conta de hospedagem, entre os dados, será fornecido as DNS para você inserir nos campos pertinentes.

Depois de logado na sua área administrativa é só clicar no link Meus Domínios e em seguida no botão Gerenciar.

Nesse momento será aberta uma página com quatro campos de DNS. Em geral são oferecidas apenas 2 DNS e nesse caso, preencha os dois primeiros campos com as DNS fornecidas e limpe os outros dois.

Clique em Salvar Alterações e feito. Agora você precisará esperar entre 48 À 72 horas para a propagação das DNS e finalmente o seu site ou blog já estará respondendo a elas.

Investigue a velocidade do servidor antes de assinar um plano de hospedagem

Muita gente não faz isso, mas, um cuidado que se deve ter antes de contratar um plano de hospedagem é investigar antes sobre a qualidade do Web Host, e você pode fazer isso pesquisando na internet, em sites como o Reclama Aqui, para ver se existem comentários negativos, perguntar em fóruns, blogs etc.

Mas uma coisa que quase ninguém faz também é verificar o tempo de latência do servidor à partir do seu próprio computador. Quanto menor o valor melhor, mais rápido será e isso é de extrema importância, porque o Google leva em consideração a velocidade de abertura do site para posiciona-lo nas buscas, além de outros fatores como técnicas de SEO e conteúdo de qualidade.

O processo é bem simples. Você vai no menu iniciar do Windows e escolha a guia Acessórios clicando no link Prompt de comando e uma janela será aberta, então você digita ping mais o domínio do host sem o www, assim: ping meusite.com.

Será apresentado por padrão, 4 amostragens e no final uma média,veja na imagem:

Na tela acima foi feito um ping do google.com e o resultado foi em media 69ms (milissegundos). Como se trata do Google, podemos usar esse valor como padrão, sem esperar no entanto que a maioria dos Web Hosts cheguem à esse nível.

É importante dizer que os valores podem mudar em períodos diferente e o ideal é fazer comparações sequenciais entre os Hosts dos quais pretende escolher um para hospedar, não adianta verificar um em um período e outro 15 minutos depois que seja, por que a qualidade de conexão pode ser alterada e lhe dar um valor menos preciso quando for comparar.

Vejamos um comparativo entre duas empresas que tem planos de hospedagem, a Host Gator e o Superdomínios.

A Host Gator ficou com uma média de 200ms e o Superdomínios com uma média de 203ms, bem equivalente os dois, mas nesse caso seria bom fazer esse teste em outros períodos também.

Mas também é importante saber que o domínio do Host pode estar em um Datacenter e hospedar o seu site ou blog em outro, por isso podem haver diferenças, mas de qualquer forma, você terá algum parâmetro na hora de escolher o Web Host onde irá hospedar o seu site.

Hospedagem barata, um preço não muito bom de se pagar

Você conhece o ditado quem não ouve aquieta, escuta: coitado ? pois é, nessa postagem venho tentar evitar que você caia na armadilha de contratar uma hospedagem boa e barata porque definitivamente isso não existe, não no nível que muita gente espera, inclusive eu aqui vestindo a carapuça.

Quando iniciei o blog procurei me preparar psicologicamente e também financeiramente pois sempre tive em mente que para se ter um blog de sucesso é necessário criar uma estrutura que engloba diversas vertentes inclusive a financeira, porém também não tive condições de reservar quantidade de dinheiro para não precisar pensar duas vezes antes de gastar, e foi aí que tomei uma decisão errada.

Esta é uma dica importante e espero que leve à serio. Existe uma grande diferença entre hospedagens baratas e hospedagens com preços fora da realidade, e foi este tipo de plano que assinei inicialmente, por um preço muito baixo mesmo, assinei um plano de três anos com transferência e espaço em disco ilimitados.

Não deu outra, volta e meia o provedor deixava meu blog fora do ar até  duas, três vezes em um dia por períodos de meia hora ou uma hora inteira, isso o que eu consegui monitorar.

Já pensava em mudar mas nos último tempos deu um melhorada e eu me acomodei, até que a uns dias atrás ficou grande parte do dia fora do ar, aí que percebi a gravidade da coisa.

É incrível como as vezes é necessário acontecer alguma coisa drástica para dar o impulso que precisávamos para tomar a decisão certa, e foi o que eu fiz. Naquele momento assinei uma hospedagem barata por um ano com transferência e espaço em disco ilimitados por um preço relativamente baixo só que dentro da realidade, então assinei um plano básico de hospedagem.

Infelizmente não lembrei de guardar uma imagem da análise no Gtmetrix do meu blog quando ele estava no outro servidor, mas posso dizer que a pontuação final era de 75% e se enquadrava no nível C, agora vejam a imagem abaixo:

Pulou do nível C (75%) para o nível B (88%) pertinho do nível A sem eu fazer absolutamente nenhuma mudança!

Hoje eu não tenho dúvidas, se você que montar um blog profissionalmente, com intenção mesmo de ganhar dinheiro com ele, concentre seus esforços financeiros inicialmente em uma hospedagem de qualidade e acredite, pode se achar hospedagem boa e barata.

Por que registrar um domínio diretamente sem intermediários
5 (100%) 1 vote
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Respostas

  1. Rubens loures sousa junho 22, 2017

Deixe uma resposta

Digite abaixo a numeração *