Entrevista Com Rodolfo Sabino – O Cara Manda Muito Em SEO

Pense em um cabra danado de fera em SEO. Então esse é o Rodolfo Sabino. Esse tem um bom tempo de mercado e muito conhecimento. Vamos a próxima mega entrevista aqui no BMO.

Vou contar rapidamente como eu conheci essa figura famosa o Rodolfo Sabino. Estava uma vez em um dos grupos no facebook sem saco para nada. E dono nada um colega marcou meu nome em uma treta que estava acontecendo. Nesse dia conheci o Rodolfo Sabino ele teoricamente estava sendo acusado (testado) em algumas questões sobre SEO por uma outra pessoa famosa.

Quando observei as repostas dele (defesa) fiquei curioso. Com o passar do tempo ele também começou a fazer parte do mesmo grupo no zap de SEO.

Conteúdo

Entrevista Com O Sensei SEO Rodolfo Sabino

1 – Informe um pouco sobre o seu trabalho e a sua caminhada digital até o momento atual.

Eu comecei com SEO há alguns anos, mas a tecnologia está no sangue há muito tempo. Com 16/17 anos já Programava Cobol (antes de surgir o MS Dos) e deva aulas no Curso Megabyte, no Centro de São Paulo.

Após isso, continuei estudando mas foi quando abrimos uma loja eu e meu sócio que pude começar a aplicar tudo que eu acumulei de conhecimento.

Hoje tenho minha consultoria, RodolfoSabino.com, que é a primeira do Brasil com foco em Growth Marketing Orgânico, ou seja, trabalhamos com SEO, Conteúdo, Inbound e Otimização de Conversão na grande maioria dos projetos que entram.

2 – Como foi o início da sua empresa e as dificuldades?

O início foi complicado, pois eu vinha do fechamento de uma loja e comecei minha consultoria aplicando muito do que aprendi cuidando do SEO dessa loja, com sucesso diga-se de passagem.

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Investi muito na criação de conteúdo e depois que consegui os primeiros clientes, comecei a divulgar os resultados, tive sorte de estar nos grupos certos e daí em diante comecei a ter cada evz mais e melhores clientes.

3 – Quando contrata uma hospedagem o que é necessário analisar?

Velocidade, estabilidade e segurança. Ninguém merece um site lento, que cai direto e passível e invasão (claro, isso tudo também é responsabilidade do usuário).

4 – Em uma hospedagem o que significa tráfego, transferência e largura de banda?

Tráfego e transferência são sinônimos, ou seja, ambos significam a quantidade de dados que trafegam do e para o seu servidor, durante um tempo .. Exemplo: 5Gb por m6es.

Já largura de banda é a capacidade máxima de transferência de dados da sua hospedagem.

5 – Uma hospedagem de site pode atrapalhar em termos de SEO ou junto ao Google?

Sim. Pois, por exemplo, ela poder ser lenta e ter vizinhos indesejáveis.

Imagine que você more num prédio cheio de criminosos, mas você não seja. Não importa, se a polícia passar na porta e vc estiver saindo, vão achar que você é também.

E isso pode acontecer em hospedagens compartilhadas, onde você não sabe quem são seus vizinhos de IP, perante o Google. Aí entra o ditado: Me digas com quem andas, que eu direi quem tu és.

6 – O que é hospedagem compartilhada e para quem é indicada?

Hospedagem compartilhada é um servidor único dividido entre vários sites, como se fosse um prédio, cada um com seu apartamento e gerenciado pela empresa de hospedagem.

A hospedagem compartilhada é recomendada principalmente para iniciantes, que investindo em seu site e precisam de uma opção básica. É econômico, mas o problema é que tem recursos limitados.

7 – Quais são as diferenças entre VPS, Dedicado? Para quem serve para uma dessas hospedagens?

A VPS permite que você tenha um servidor (virtual) só seu, e isso se traduz em velocidade e mais possibilidades de personalização.

Já na dedicada você tem um servidor (físico) que é utilizado apenas por você. Assim vc tem mais velocidade ainda que na VPS e também é  possível personalizar o servidor, fazer configurações avançadas e instalar novos softwares.

PS.: O desempenho de um servidor dedicado é muito (mesmo) superior ao servidor compartilhado e à VPS.

8 – Quantas horas por dia você trabalha nos seus projetos? Para quem deseja entrar na área de consultoria o que é preciso aprender e apresentar ao cliente?

Eu trabalho normalmente 10 horas por dia, e para quem deseja entrar na área, recomendo que crie bastante conteúdo para provar que sabe fazer, e que assim que tiver seus primeiros clientes, poste resultados para provar que além de saber fazer, você entrega resultados.

Porque para o empresário que te contrata, no final das contas, é o que importa : Resultados !

9 – Como você faz contato com os clientes para prestar consultoria? O que você fala?

Nós não fazemos pro enquanto contato ativo, são os clientes que nos procuram. E a primeira coisa, antes de tudo, é entender o problema dele e saber se nós podemos ajudar.

10 – Quais ferramentas SEO você usa e qual o motivo?

Uso Ahrefs, Sem Rush, RankActive, SEO Powersuite e Screamming Frog, além de algumas extensões do Chrome.

Usamos várias, pois cada uma delas é melhor em uma determinada fase do projeto.

11 – No site em termos de SEO o que você olha/foca? Qual o seu procedimento quando começa um projeto do zero?

Eu olho a estrutura do site, dos conteúdos, as palavras chave, os concorrentes e faço uma análise, antes de sair metendo a mão na massa como um louco.

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Aqui na empresa, eu respondo pela estratégia e pela execução de algumas tarefas, uma parte da equipe por outras e assim dividimos o trabalho.

Todo trabalho começa com essas análises, definição da estratégia e só aí defino as tarefas para cada time.

12 – Hoje em termos de SEO quais são os maiores erros que você encontra?

Erro em Title, Description, link com erro e link para http em site https.

13 – Em termos de SEO basta instalar um plugin no blog e resolve tudo?

Não.

14 – Para quem está começando o que precisa olhar e fazer em termos de SEO?

Estudar bastante e ter um site cobaia, onde você possa testar tudo que aprendeu antes de aplicar em site de clientes, pois se o cliente tomar uma punição por conta disso, melhor trocar de profissão, principalmente se você trabalha e usa seu nome, como eu, onde a empresa é meu nome.

15 – SEO é igual em qualquer projeto/serp?

Não, pois as necessidades e concorrentes são diferentes.

16 – O que é branding? Como isso influência um projeto?

Branding é resumidamente, você trabalhar a marca do cliente, antes de produtos. Ajuda muito quando a marca é conhecida, pois muitas buscas são feitas com a marca e em um site com SEO bem feito,  isso ajuda a impulsionar a autoridade do site nos segmentos que atua.

17 – Você para posicionar qualquer tipo de projeto usa SEO + Backlinks? Ou qual o seu procedimento?

Como eu disse anteriormente, depende do projeto. Tenho um cliente que fatura 1 milhão por mês, 35 a 40% disso é gerado pelo SEO (que é apenas 20% da despesa com Marketing Digital), porém ele só tem 8 links externos pro site dele. E dois são meus pra eles. Hahahahaha.

É nessas horas que a estratégia, escolha das palavras certas e trabalho com cérebro faz a diferença.

18 – Um bom conteúdo posiciona sem links? O que seria um bom conteúdo?

Posiciona sim, se você trabalhar as palavras chave certas na ornada do cliente, com um bom conteúdo que atenda diretamente as dores dele, principalmente em palavras Long Tail.

19 – Temos no mercado Brasil vários cursos de SEO bem parecidos e normalmente com as mesmas dicas. Qual a sua opinião sobre o assunto e o que precisa mudar?

Nesse caso prefiro não opinar, pois eu não os conheço para ter autoridade para isso.

20 – Eu tenho alguns nomes no mercado digital que eu sigo e troco ideias/conhecimento. Quem você indica e acompanha?

Eu gosto muito de ler os blogs do Google, Search Engine Land, Search Engine Journal, Search Engine Watch, entre outros. Eu pessoalmente prefiro pesquisar assuntos e ler sobre eles, mais do que seguir pessoas.

21 – Informe os seus projetos online. O que você espera da blogosfera para o futuro em termos de hospedagens?

Estou tocando minha Consultoria em SEO RodolfoSabino.com e em breve devo criar um curso de SEO meu, focado em pessoas que não são da área de SEO, mas precisam apresentar resultados (como pequenos empresários, funcionários recém promovidos ou contratados, etc).

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