-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.

Coloque abaixo o seu melhor email e fique atualizado:

Delivered by FeedBurner



Lista de email marketing- 6 Dicas Para Aumentar a Taxa de Abertura

email marketing

O sucesso no E-mail Marketing depende da abertura dos e-mails, ou seja, seu e-mail precisa ser aberto. Nesse aspecto é que a grande maioria falha. Você precisa se destacar da grande massa e para isso vou citar 6 dicas para aumentar a taxa de abertura de suas campanhas de e-mail marketing.

O primeiro ponto que você precisa dominar é criar títulos para e-mail marketing (também chamados de linhas de assunto) que façam seus subscritores (pessoas inscritas em sua lista) abrirem o e-mail que enviou. Você fez a 1° parte que foi capturar os contatos, agora será preciso convencê-los a abrir suas campanhas de e-mail marketing.

Aprenda como melhorar a taxa de abertura da sua lista de email marketing

Antes de  citar as 6 dicas preciso passar algumas informações relevantes. Não adianta de nada ter 50 mil pessoas na sua lista se apenas uma meia dúzia abre seus e-mails. Segundo dados de pesquisa, de cada 10 e-mails que você envia apenas 1 ou 2 são abertos. Isso significa que apenas 10% a 20% dos e-mails são abertos.

Dessa forma você pode concluir que a maioria de suas campanhas da sua lista de email marketing vão ser deletadas antes de serem abertas.

O assunto ou título é a primeira coisa que a pessoa vê, se o campo de assunto não despertar o desejo de abrir o e-mail, todo o trabalho de otimização que você tenha feito no corpo do e-mail foi por água abaixo sem sequer ter sido visto.

A Importância do Email Marketing ainda Hoje

O Dinheiro está na lista.

Quantas vezes já ouvimos essas palavras? Mas você sabe montar uma lista de Emails? Sabe trabalhar com Email Marketing? Conhece as estratégias certas?

O Email Marketing segue tendo uma função muito importante dentre o conjunto de blocos que fazem parte de uma estratégia sólida e relevante para gerar resultados. É uma ferramenta muito poderosa para que seu negócio possa crescer.

O Email Marketing é o envio massivo de um correio eletrônico com caráter comercial ou informativo com o objetivo de criar fidelidade, confiança e credibilidade.

É importante ter certeza do que você irá enviar para sua lista, um erro pode custar a sua credibilidade e isso vai prejudicar suas vendas diretamente.

Segundo dados que fez a GetResponse encontramos que:

Os Emails que mais foram abertos, foram enviados entre as 08:00 e as 09:00 e entre as 15:00 e as 16:00.
Os Emails que tiveram maior quantidade de cliques foram enviados entre as 08:00 e as 09:00 e entre as 15:00 e as 20:00.
Os Emails obtêm seus melhores resultados uma hora após envio. 24 horas após o envio o percentual de abertura é quase de zero.
Segundo estatísticas os envios massivos são feitos entre as 06:00 e as 12:00 ou entre as 18:)0 e as 24:00.

A maioria de ferramentas de Email Marketing oferecem a possibilidade de programar escolhendo o fuso horário. Assim consegue programar para que seja enviado às 08:00 de alguém que mora na Austrália e as 08:00 de alguém que mora na Europa.

Vantagens de fazer Email Marketing

Faz com que o ROI das ações de marketing cresça espetacularmente. Basicamente porque você não vai pagar por publicidade. Quem se cadastrou faz parte da sua lista e por cada lead cadastrado, o valor investido na ferramenta de Email Marketing será diluído. Mais leads, menos custo. Por isso é importante aumentar a quantidade de cadastros e quanto mais qualificados, melhor. Isso você pode aprender melhor nesse treinamento aqui.

As ferramentas que são utilizadas para fazer Email Marketing permitem seguir em tempo real os resultados de uma campanha. Com isso você terá uma melhor apuração de seus resultados e assim terá oportunidade de corrigir com maior rapidez aquilo que não funciona.

Aumenta a Credibilidade. Porque o Email é um canal pessoal. Enviar conteúdo relevante fará com que seu lead confie em você, gerando confiança você adquire credibilidade. As pessoas compram de quem conhecem. Isso é mais um ponto a favor do Email Marketing.

Dos 50% de pessoas que recebem Emails Comerciais, pelo menos uma realiza uma compra ao ano.

Como Otimizar o Email Marketing para ter melhores resultados?

O Titulo deve ser atrativo, deve incentivar a leitura e aumentar o interesse de quem o recebe.
Não deve conter Imagens muito pesadas.
Os Emails devem estar otimizados para os telefones moveis.
Os conteúdos devem ser relevantes.
Deve ter constância no envio dos Emails.
Adicione links para seu blog. É uma bela forma de gerar trafego instantâneo para seu site.

Fazer Email Marketing vai além de enviar correios para um numero de pessoas, existem estratégias que funcionam e outras que não. É por isso que não todos os que decidem montar uma lista de Emails, tem sucesso.

Lembre-se que você está construindo um negócio e precisa aprender as melhores técnicas para que de certo.

Isso acontece porque as pessoas na internet andam sem tempo hoje em dia e com excesso de informação, ninguém tem tempo para mais nada, é preciso um bom motivo para alguém abrir seu e-mail. Bom, vamos às 6 dicas ou técnicas que já foram testadas e aprovadas, portanto, funcionam.

1 – Crie Curiosidade nos Títulos das Campanhas de E-mail Marketing

Esta técnica é a mais forte e desperta o que há de mais primitivo no ser humano, a curiosidade, somos curiosos por natureza, uns mais, outros menos, apesar da grande maioria não aceitar. Vamos a alguns exemplos para você usar hoje mesmo em seus títulos da sua lista de email marketing.

Antes de testar essa técnica é importante que você verifique a taxa de abertura atual e a taxa depois de usar esta técnica. Você pode fazer isso no seu autoresponder, eles possuem este recurso.

Envie a mesma campanha de e-mail marketing com o mesmo conteúdo, porém, use a técnica da curiosidade no título de um e-mail e o outro use o título sobre o que se trata o assunto e veja a diferença.

Segue abaixo alguns exemplos práticos:

– “Eu não perderia esta chance por nada”

– “Talvez isso já tenha acontecido com você”

– “Parabéns…você conseguiu”

– “Agora você não tem desculpa para fugir disso”

É normal receber campanhas de outras lista de email marketing com esses títulos curiosos, eu mesmo canso de receber das pessoas que sigo na internet.

2 – Título do E-mail Marketing com Reticências

Os famosos 3 pontinhos que deixam a entender que existe algo a ser descoberto. Quando você deixa reticências no final da frase do título o subconsciente do seu prospecto entende que tem “algo mais” para ser lido, isso é natural. Esta é uma estratégia que tem origem na curiosidade. O prospecto pensa inconscientemente: “ O que será que tem depois disso?”

Vamos ver mais alguns exemplos abaixo:

– “Olha só o que eu tenho para você…”

– “Quando vi não acreditei nisso…”

– “R$ 1.000 por um almoço…”

Sem sombra de dúvidas que essa técnica também vai despertar curiosidade no leitor e consequentemente favorecer a abertura da campanha de e-mail marketing.

3 – Faça Perguntas no Título do seu E-mail Marketing

Outra forma de induzir os subscritores da sua lista a abrirem suas campanhas de e-mail marketing é fazendo perguntas no título. Isso vai fazer o leitor ficar mais ligado ainda no resto do e-mail. Acredite, quando você faz uma pergunta escrita o seu leitor responde mesmo sem se dar conta disso. Esse é um processo subconsciente.

Mas tenha cuidado para não exagerar no uso de perguntas, caso contrário perderá o efeito, afinal, tudo que é demais acaba ficando artificial e as pessoas vão perceber isso.

Alguns exemplos de títulos em forma de pergunta:

– “Você comete este erro também?”

– “Isso já aconteceu com Você ou foi só comigo?”

– “Você quer ganhar dinheiro na internet de verdade?”

– “Por quê você fez isso?”

Observe que além da pergunta você pode criar a curiosidade também,tudo no mesmo assunto. Segundo os especialistas em técnicas de vendas, é ensinado que se você induzir uma pessoa a dizer ou responder mentalmente 3 vezes a palavra “sim” a venda estará próxima de ser concretizada.

4 – Use a técnica da escassez no título do seu e-mail marketing

Essa técnica é muito usada no corpo do texto do e-mail marketing, isso porque, todos nós temos o medo de perder alguma coisa. Você precisa usar a técnica da escassez para “pressionar de leve” seu prospecto a sentir vontade de abrir o e-mail.

Se a técnica for usada para oferecer algo de real valor para o prospecto, será melhor ainda, vai funcionar como um tiro certeiro no alvo. Tenha cuidado para não usar demasiadamente.

Exemplos de Email Bulk Service:

– “Esta é sua última oportunidade”

– “Somente para os 10 Primeiros”

– “Desconto especial por tempo limitado”

Quando cria-se o desejo no leitor de que ele vai perder algo, ele vai abrir o seu e-mail marketing, pelo menos para ver o que é que poderá perder. Depois de aberto você tem 50% de chance de alcançar o seu objetivo final que é o “clique”.

5 – Use Símbolos e Caracteres

Outra grande sacada que funciona que é uma maravilha, é a inserção de alguns caracteres e símbolos para destacar o título da sua campanha de e-mail marketing. Use colchetes ou asteriscos no início e no final de cada frase do assunto. Você cria um título normalmente e acrescenta os caracteres.

Exemplos Práticos:

– “[ Isso foi feito apenas para você…]”

– “[ Quantos e-books você já leu…]”

– *** Isso é tudo que você estava esperando ***

– “[Vídeo] – Como usar o Facebook”

– “[Artigo] – 5 dicas de fazer marketing de atração nas redes sociais”

Quando você usar isso o subscritor da sua lista irá saber que foi você quem enviou o e-mail porque na caixa de entrada dele o assunto vai estar destacado. Isso é usado por muitos profissionais renomados de Marketing Digital de fora do País.

6 – Use a Famosa Palavra “como”

Não é novidade para ninguém que muitos artigos usam a palavra “como’ no início dos títulos e isso serve para o e-mail marketing. Use essa técnica junto com a curiosidade e verás milagres na taxa de abertura de seus e-mails.

Essa técnica juntamente com a da curiosidade são as mais poderosas, a palavra “como” por si só já indica que vai ajudar o leitor a resolver alguma coisa, portanto, só use se realmente tiver algo de valor a ser passado.

Segue alguns exemplos:

– “Como Influenciar uma pessoa”

– “Como perder 5 kilos sem deixar de comer”

– “Como Ganhar Dinheiro na Internet com Programa de Afiliados“

Essas foram as 6 dicas para ajudar a aumentar a taxa de abertura de suas campanhas de e-mail marketing, porém, convém salientar que você deve ter cuidado ao usar esses títulos. Canso de ver as pessoas criarem um título espetacular e depois que o e-mail for aberto não tem nada a ver com o que o título sugeria.

É preciso associar o título com a historinha a ser contada no e-mail e não com o objetivo principal que é induzir a venda, esta deve acontecer naturalmente.

Outra coisa muito importante é usar o nome do destinatário no título, as vezes, não sempre, ok. Para isso terá que saber o nome do subscritor, o qual, você pode conseguir no momento da captura do e-mail e nome. As pessoas gostam de ver seu nome na mensagem, isso passa a ideia de que você está falando diretamente com elas.

Acredito que esse artigo tenha ajudado você a criar títulos poderosos para incentivar seus leitores a abri-los, dessa forma, compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas possam aprender também. Ahh, estava esquecendo de perguntar. Você gostou das 6 dicas para aumentar a taxa de abertura do seu e-mail marketing? Caso tenha gostado, ou não, deixe seu comentário abaixo.

4 comentários em “Lista de email marketing- 6 Dicas Para Aumentar a Taxa de Abertura”

  1. A melhor coisa é criar gatilhos para capturar e-mail de pessoas que tem interesse no seu produto.
    Um blog também é extremamente importantes nessa hora.

  2. Muito boa as sugestões, mas só não podemos esquecer que alguns termos precisam ser evitados nos títulos porque são muito manjados pelo Gmail e outros provedores de email. Se não caem na caixa de spam, pelo menos vão parar na caixa “Promoções”, o que não é o ideal… Essa dos colchetes foi o que me trouxe ao artigo, queria saber se isso ajuda a despistar o algoritmo…

    1. Sandra precisa sempre se adaptar e testar. E sim colchetes ainda funciona, porém muitos usuários na hora de abrir o e-mail já conhecem também.

Deixe uma resposta