Lista de email marketing- 6 Dicas Para Aumentar a Taxa de Abertura

O sucesso no E-mail Marketing depende da abertura dos e-mails, ou seja, seu e-mail precisa ser aberto. Nesse aspecto é que a grande maioria falha. Você precisa se destacar da grande massa e para isso vou citar 6 dicas para aumentar a taxa de abertura de suas campanhas de e-mail marketing.

O primeiro ponto que você precisa dominar é criar títulos (também chamados de linhas de assunto) que façam seus subscritores (pessoas inscritas em sua lista) abrirem o e-mail que enviou. Você fez a 1° parte que foi capturar os contatos, agora será preciso convencê-los a abrir suas campanhas de e-mail marketing.

Aprenda como melhorar a taxa de abertura da sua lista de email marketing

Antes de  citar as 6 dicas preciso passar algumas informações relevantes. Não adianta de nada ter 50 mil pessoas na sua lista se apenas uma meia dúzia abre seus e-mails. Segundo dados de pesquisa, de cada 10 e-mails que você envia apenas 1 ou 2 são abertos. Isso significa que apenas 10% a 20% dos e-mails são abertos.

Dessa forma você pode concluir que a maioria de suas campanhas da sua lista de email marketing vão ser deletadas antes de serem abertas.

O assunto ou título é a primeira coisa que a pessoa vê, se o campo de assunto não despertar o desejo de abrir o e-mail, todo o trabalho de otimização que você tenha feito no corpo do e-mail foi por água abaixo sem sequer ter sido visto.

Isso acontece porque as pessoas na internet andam sem tempo hoje em dia e com excesso de informação, ninguém tem tempo para mais nada, é preciso um bom motivo para alguém abrir seu e-mail. Bom, vamos às 6 dicas ou técnicas que já foram testadas e aprovadas, portanto, funcionam.

1 – Crie Curiosidade nos Títulos das Campanhas de E-mail Marketing

Esta técnica é a mais forte e desperta o que há de mais primitivo no ser humano, a curiosidade, somos curiosos por natureza, uns mais, outros menos, apesar da grande maioria não aceitar. Vamos a alguns exemplos para você usar hoje mesmo em seus títulos da sua lista de email marketing.

Antes de testar essa técnica é importante que você verifique a taxa de abertura atual e a taxa depois de usar esta técnica. Você pode fazer isso no seu autoresponder, eles possuem este recurso.

Envie a mesma campanha de e-mail marketing com o mesmo conteúdo, porém, use a técnica da curiosidade no título de um e-mail e o outro use o título sobre o que se trata o assunto e veja a diferença.

Segue abaixo alguns exemplos práticos:

– “Eu não perderia esta chance por nada”

– “Talvez isso já tenha acontecido com você”

– “Parabéns…você conseguiu”

– “Agora você não tem desculpa para fugir disso”

É normal receber campanhas de outras lista de email marketing com esses títulos curiosos, eu mesmo canso de receber das pessoas que sigo na internet.

2 – Título do E-mail Marketing com Reticências

Os famosos 3 pontinhos que deixam a entender que existe algo a ser descoberto. Quando você deixa reticências no final da frase do título o subconsciente do seu prospecto entende que tem “algo mais” para ser lido, isso é natural. Esta é uma estratégia que tem origem na curiosidade. O prospecto pensa inconscientemente: “ O que será que tem depois disso?”

Vamos ver mais alguns exemplos abaixo:

– “Olha só o que eu tenho para você…”

– “Quando vi não acreditei nisso…”

– “R$ 1.000 por um almoço…”

Sem sombra de dúvidas que essa técnica também vai despertar curiosidade no leitor e consequentemente favorecer a abertura da campanha de e-mail marketing.

3 – Faça Perguntas no Título do seu E-mail Marketing

Outra forma de induzir os subscritores da sua lista a abrirem suas campanhas de e-mail marketing é fazendo perguntas no título. Isso vai fazer o leitor ficar mais ligado ainda no resto do e-mail. Acredite, quando você faz uma pergunta escrita o seu leitor responde mesmo sem se dar conta disso. Esse é um processo subconsciente.

Mas tenha cuidado para não exagerar no uso de perguntas, caso contrário perderá o efeito, afinal, tudo que é demais acaba ficando artificial e as pessoas vão perceber isso.

Alguns exemplos de títulos em forma de pergunta:

– “Você comete este erro também?”

– “Isso já aconteceu com Você ou foi só comigo?”

– “Você quer ganhar dinheiro na internet de verdade?”

– “Por quê você fez isso?”

Observe que além da pergunta você pode criar a curiosidade também,tudo no mesmo assunto. Segundo os especialistas em técnicas de vendas, é ensinado que se você induzir uma pessoa a dizer ou responder mentalmente 3 vezes a palavra “sim” a venda estará próxima de ser concretizada.

4 – Use a técnica da escassez no título do seu e-mail marketing

Essa técnica é muito usada no corpo do texto do e-mail marketing, isso porque, todos nós temos o medo de perder alguma coisa. Você precisa usar a técnica da escassez para “pressionar de leve” seu prospecto a sentir vontade de abrir o e-mail.

Se a técnica for usada para oferecer algo de real valor para o prospecto, será melhor ainda, vai funcionar como um tiro certeiro no alvo. Tenha cuidado para não usar demasiadamente.

Exemplos:

– “Esta é sua última oportunidade”

– “Somente para os 10 Primeiros”

– “Desconto especial por tempo limitado”

Quando cria-se o desejo no leitor de que ele vai perder algo, ele vai abrir o seu e-mail marketing, pelo menos para ver o que é que poderá perder. Depois de aberto você tem 50% de chance de alcançar o seu objetivo final que é o “clique”.

5 – Use Símbolos e Caracteres

Outra grande sacada que funciona que é uma maravilha, é a inserção de alguns caracteres e símbolos para destacar o título da sua campanha de e-mail marketing. Use colchetes ou asteriscos no início e no final de cada frase do assunto. Você cria um título normalmente e acrescenta os caracteres.

Exemplos Práticos:

– “[ Isso foi feito apenas para você…]”

– “[ Quantos e-books você já leu…]”

– *** Isso é tudo que você estava esperando ***

– “[Vídeo] – Como usar o Facebook”

– “[Artigo] – 5 dicas de fazer marketing de atração nas redes sociais”

Quando você usar isso o subscritor da sua lista irá saber que foi você quem enviou o e-mail porque na caixa de entrada dele o assunto vai estar destacado. Isso é usado por muitos profissionais renomados de Marketing Digital de fora do País.

6 – Use a Famosa Palavra “como”

Não é novidade para ninguém que muitos artigos usam a palavra “como’ no início dos títulos e isso serve para o e-mail marketing. Use essa técnica junto com a curiosidade e verás milagres na taxa de abertura de seus e-mails.

Essa técnica juntamente com a da curiosidade são as mais poderosas, a palavra “como” por si só já indica que vai ajudar o leitor a resolver alguma coisa, portanto, só use se realmente tiver algo de valor a ser passado.

Segue alguns exemplos:

– “Como Influenciar uma pessoa”

– “Como perder 5 kilos sem deixar de comer”

– “Como Ganhar Dinheiro na Internet com Programa de Afiliados“

Essas foram as 6 dicas para ajudar a aumentar a taxa de abertura de suas campanhas de e-mail marketing, porém, convém salientar que você deve ter cuidado ao usar esses títulos. Canso de ver as pessoas criarem um título espetacular e depois que o e-mail for aberto não tem nada a ver com o que o título sugeria.

É preciso associar o título com a historinha a ser contada no e-mail e não com o objetivo principal que é induzir a venda, esta deve acontecer naturalmente.

Outra coisa muito importante é usar o nome do destinatário no título, as vezes, não sempre, ok. Para isso terá que saber o nome do subscritor, o qual, você pode conseguir no momento da captura do e-mail e nome. As pessoas gostam de ver seu nome na mensagem, isso passa a ideia de que você está falando diretamente com elas.

Acredito que esse artigo tenha ajudado você a criar títulos poderosos para incentivar seus leitores a abri-los, dessa forma, compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas possam aprender também. Ahh, estava esquecendo de perguntar. Você gostou das 6 dicas para aumentar a taxa de abertura do seu e-mail marketing? Caso tenha gostado, ou não, deixe seu comentário abaixo.

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