como-escolher-um-nome-de-dominio

6 Dicas eficientes e como escolher um nome de domínio

Existem muitas precipitações ao se escolher um nome de domínio para um blog ou até mesmo um site, vários nomes que parecem não ter significado algum e alguns podem influenciar bastante  no desempenho do site em vários aspectos.

Entre alguns benefícios em escolher um nome coerente para o seu site, cito, tráfego qualificado, mais subscrições no seu blog, mais cliques e mais leitores fidelizados.

Nome-de-Domínio

Esse artigo também está voltado para as pessoas que ainda não tem uma noção de como escolher um nome de domínio para o seu site, e por esse motivo quero com essas 6 dicas ajudar ou tentar direcionar para que até mesmo em um futuro próximo não venha se arrepender e acabe sendo tarde de mais.

Assim, até para você ganhar dinheiro o nome de domínio pode influenciar bastante, pois muitas pessoas podem acessar o seu site enganado e  não se tornar um potencial cliente, além do seu blog receber um tráfego não qualificado. Eu mesmo quando iniciei não tive essas orientações para escolher um nome de domínio, só fui ter tempos depois estudando e pesquisando por conta própria, então considere ler com bastante atenção, pois são dicas valiosas.

NOME DE DOMÍNIO COM O SEU NOME

Hoje junto aos buscadores isso não tem muita diferença e hoje entra outros fatores, porém o seu nome no domínio pode ajudar pegando algumas ovelhas perdidas na internet. Eu mesmo as vezes quero achar um blog e procuro pelo nome da pessoa que estando no domínio ajuda, porém não é um grande fator hoje como disse existem outros fatores como autoridade, backlinks, conteúdo, relevância e etc..

Em contrapartida se pretende criar algo profissional, recomendo que escolha um nome que de cara defina o que o seu site realmente é, para que as pessoas ao verem o nome do site nos buscadores saiba  basicamente a que ele está relacionado.

ESCOLHA O NOME DE DOMÍNIO RELACIONADO COM O SEU NICHO

O nome do domínio que vai escolher para seu site hoje em dia não precisa esta relacionado com aquilo que será abordado em seu blog, porém como eu disse pode ajudar para quem esta pesquisando. Muitas vezes pode até mesmo colocar o nome no domínio relacionado ao seu tema (assunto) e não aparecer nas primeiras posições, conforme eu disse hoje existem outros fatores.

Antes mesmo de criar um nome de domínio você já deve ter em mente qual o nicho que pretende atuar. Bem, muitas pessoas e também isso já até aconteceu comigo, escolhem o nome de domínio para o seu site e só depois vão pensar no que vai escrever no blog.

Considere então pesquisar um nicho que seja bastante procurado pelas pessoas, que ao mesmo tempo seja rentável, ou que gere receitas e em cima disso e você procura um nome de domínio disponível e escolha um para você relacionado com o nicho que escolher.

QUE ELE SEJA DE PREFERÊNCIA, CURTO E SIMPLES

Procure ser criativo na escolha do nome para o seu domínio, escolha um nome chamativo e que ao mesmo tempo seja curto e simples, para que facilite tanto a visualização quanto também a digitação.

Evite ir além das letras colocando hifens e números, procure um nome curto que seja fácil de memorizar e o usuário se lembre do nome quando quiser retornar ao seu site. Mas uma lembrando que ele precisa ser simples, pois existem nomes curtos mas que não são nem um pouco simples. Sendo assim isso pode ocasionar erros na hora da digitação.

Quanto maior a facilidade na hora de acessar seu site melhor será para você, então não dificulte as coisas, pense nisso.

CRIE O NOME DE DOMÍNIO COM SEO EM MENTE

Procure pesquisar se o nome que dará ao seu domínio se é bastante procurado pelos usuários, pois esse detalhe é muito importante para o tráfego do seu blog.

Não que isso seja algo determinante para o sucesso de seu blog, mas poderá sim ter algum efeito.

Muitas pessoas também só pensam em otimizar o blog quando estão começando a escrever seus primeiros artigos, mas aconselho que o mesmo deva ser otimizado desde a sua criação.

Tem nome de blogs que nada tem a ver com o nome do domínio. Exemplo, o meu domínio é blogmarketingonline.com.br, já o nome do meu blog é Blog Marketing Online e se você digitar no Google, o nome do meu blog perceberá que será um dos primeiros, veja:

blog-marketing-online

Procure deixar o nome do seu site igual ao nome do seu domínio, lembrando que hoje não é um fator determinante, pois até em questão de ranqueamento pode ajudar o seu site, vamos dizer que uma pessoa não lembra exatamente o nome do seu domínio, ele poderá apenas pesquisar no Google pelo nome do site e facilmente o encontrará.

USE A FERRAMENTA DE PALAVRAS CHAVES DO GOOGLE

Além de tudo que falei seria bom você utilizar uma ferramenta de auxilio para te dá mais ideias para que crie um nome para o seu domínio, além de simples que seja também otimizado, ou seja, onde o fluxo de pessoas seja sempre constante e alto.

Existem mais de uma ferramenta mais recomendo que você utilize o Google Search Console, pois lá você poderá pesquisar por palavras e ver o número da concorrência bem como o número de pesquisas mensais.

Em suma, a estratégia é utilizar as palavras que tem a menor competição possível, médio ou baixo, mas que tenha também uma boa quantidade de pesquisas feitas por mês. Para entender melhor como utilizar essa ferramenta recomendo que pesquise no youtube, pois existem excelentes tutoriais sobre esse assunto.

Aprenda a registrar um domínio de maneira simples!

Por conta da enorme relevância do universo online, a maioria dos trabalhadores autônomos, empresários e até blogueiros já pensam em adquirir um domínio “.com.br” como meio para divulgação.

Vale ressaltar que por mais que existam diversos subdomínios, como “blogspot.com” ou “wordpress.com” e ter um domínio “.com.br” é muito mais profissional. O principal ponto quando falamos sobre registro de domínio é que boa parte das pessoas não sabe como comprar.

APRENDA COMO CADASTRAR O SEU PRÓPRIO DOMÍNIO

Para exemplificar como cadastrar seu próprio domínio “.com.br”, vamos utilizar a Hostgator, uma hospedagem onde é possível checar se o nome do domínio que você deseja está disponível para uso. Nele também é possível realizar o cadastramento e pagamento das taxas anuais para a compra do domínio desejado.

O primeiro passo é a verificação. É necessário pesquisar se o domínio desejado ainda não foi comprado por outro usuário. Nesta página você poderá ver um campo para inclusão do endereço que você quer cadastrar. Se o domínio escrito já tiver sido escolhido, o serviço mostrará algumas opções com o mesmo endereço mudando apenas o final. (Ex: Em vez de “.com.br” apenas “.com”).

hostgator

O próximo passo é a escolha do plano desejado (se é por 1 ano ou mais), e em seguida a inserção de documentos como Identidade, CPF ou CNPJ, para a conclusão do cadastramento.

Para concluir seu pedido, basta escolher a forma que deseja efetuar o pagamento e concretizar. Seguindo essas etapas seu domínio ficará reservado e à sua disposição!

Chegamos ao final das nossas 6 dicas de como escolher um nome de domínio para um blog, peço que considere por em prática todas as dicas aqui recomendadas, pois elas são imprescindíveis na hora da escolha de um nome para o seu domínio.

6 Dicas eficientes e como escolher um nome de domínio
5 (100%) 1 vote
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*