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O Que É Call To Action E Como Utilizar Na Sua Estratégia De Marketing?

O que é o call to action

Você sabia que a Call To Action ou popularmente conhecida como CTA pode aumentar exponencialmente a taxa de conversão das suas páginas e e-mail?

Isso mesmo! Muitas empresas não se beneficiam dessa técnica e acabam perdendo vendas e potenciais clientes por não ter atenção a esse único elemento.

Isso mostra uma falha na comunicação. No entanto, ainda que você tenha uma call to action, isso não significa que ela é ideal para a sua audiência.

Por isso neste artigo, lhe mostraremos a melhor forma de usá-lo.

O Que É CTA (call to action)?

CTA é a sigla de Call to Action, uma expressão em inglês que significa “chamada para ação”.

Sendo assim, tem como principal função chamar a atenção do usuário para dar um próximo passo em sua interação no site, que pode ser através de um comentário ou ao realizar uma compra.

Esse é então um recurso indispensável no marketing digital, pois faz parte da estratégia de conversão de qualquer projeto.

Primeiramente, é necessário saber que existem vários tipos de CTA que podem se adaptar conforme o objetivo da ação desejada e seu público alvo.

Sendo assim, é por meio da CTA que você conduz o seu público para realizar a conversão que você deseja.

Ao contratar um serviço de criação de sites para empresas, é importante se atentar a CTA.

Como iremos mostrar mais a frente, alguns aspectos do layout do site devem ser desenvolvidos a fim de otimizar e potencializar o uso dessa técnica.

Dificilmente o seu potencial cliente vai adivinhar o que você deseja que ele faça, a menos que você fale.

E mesmo quando ele tem uma noção, essa chamada para ação dá o empurrão que ele necessita em caso de dúvidas.

Como Usar A CTA Ideal?

CTAs aparecem geralmente por meio de:

  • Um botão;
  • Um Banner;
  • Um link;
  • Um texto.

Variadas opções que se aplicam a diferentes formas de estratégias.

Para fazer uso dessa estratégia, esteja atento aos seguintes pontos:

1. Considere o estágio do funil de vendas

No topo do funil, está o seu público-alvo.

Abaixo, vêm os leads, que correspondem a parte do público e depois aparecem os leads qualificadas que estão em estágio avançado para concretizar o processo de compra.

Por fim, na base do funil, estão aqueles que já fazem parte da sua carteira de clientes e cuja necessidade é de manutenção e fidelização.

2. Saiba quem é seu público

Conhecer informações como idade, gênero, escolaridade, etc., ajuda a entender em quem você deve focar principalmente e o que o cliente deseja.

Dessa forma, você saberá qual linguagem adequada e o melhor formato para formar sua CTA.

Entenda que uma chamada para ação como “Contrate seu plano” é diferente de “tenha a melhor experiência agora”.

A forma como você induz o seu público é na verdade o quanto o conhece. É ter um entendimento completo do seu produto ou serviço, para ter uma boa chamada para a ação.

3. Saiba qual é o nível de consciência do seu público

Ele indica o quanto a pessoa já sabe que tem um problema que precisa ser resolvido e enxerga o seu produto ou serviço como solução.

Geralmente, os indivíduos que estão no topo do funil ainda não identificaram que tem algo na vida deles que os está impedindo de chegar onde eles gostariam.

Saber identificar isso, pode fazer que você consiga converter o potencial cliente, em cliente através do CTA.

  1. Teste o CTA

Entender perfeitamente como o seu cliente pensa, e abordar as melhores técnicas não é uma tarefa fácil. Mesmo que você entenda quem é seu público e como comunicar com ele, os resultados podem variar muito com uma chamada diferente.

Teste o CTA em lugares diferentes, ou se sua página permitir, em vários lugares. Muitas empresas tem uma única chamada, e se, esta página de conversão for grande, a possibilidade de o cliente voltar ao topo, onde está sua chamada, é menor.

Segundo Marcelo Ferreira, CEO da empresa BQHost, ao utilizar a estratégia de utilizar os planos de hospedagem de sites em três lugares diferentes, as conversões aumentaram em 12%. Mas é importante ter uma harmonia entre a quantidade de CTA e o tamanho da página do serviço, segundo ele. Sempre devemos prezar pela experiência do usuário.

Uma segunda dica oferecida por ele é utilizar a ferramenta Hotjar, que permite gravar as telas do seu site no momento que o visitante está nela. Um mapa de calor mostra onde seus visitantes estão indo mais em sua página, e você poderá otimizá-la de tal forma que os conduz para o local que você deseja.

Um erro muito comum é com as cores. Certamente você sabe que o verde para um botão hoje converte mais que o vermelho, mas será que isto funciona com seus visitantes? Então, teste, teste.

Sendo assim, uma CTA é indispensável para o seu negócio se você quer conduzir os seus potenciais clientes até o fim de uma conversão.

Desse modo, esta estratégia de marketing pode ser a solução para alavancar as vendas da sua empresa. Logo, sendo importante considerar ela junto a criação de sites para empresas.

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