28 Passos inevitáveis para promover o seu blog de graça


28 Dicas poderosas para promover o seu blog com sucesso e se destacar no mundo virtual conquistando novos visitantes. Aprenda como ganhar confiança junto ao google e gerar mais tráfego de graça.

Conquistando a Confiança do Google

O Google é considerado o melhor buscador atualmente devido ao seu avançado algoritmo de indexação atualmente chamado de Google Panda, que é capaz de organizar os sites que aparecem nos resultados das buscas de forma inteligente e rigorosa, seguindo os seus critérios de qualidade, para oferecer aos seus usuários (os internautas que fazem as pesquisas) apenas resultados relevantes às suas pesquisas. Portanto para que seu site apareça nas primeiras posições, é necessário que o Google considere que seu site ou blog contém as qualidades necessárias para merecer ser destacado.
Para conseguir fazer isso, minhas dicas são:

Crie um site acessível para os visitantes

Apesar de todos os critérios utilizados pelo Google na hora de determinar o posicionamento dos sites nos resultados das buscas, pesquisas apontaram que ele também conta com a ajuda de um exército de usuários que classificam a qualidade dos sites indexados, sem nem mesmo perceber que estão fazendo isso. Eu e Você Para você entender melhor o que eu estou falando, deixe-me dar um exemplo simples.
Digamos que você vá até o buscador do Google e pesquise pelo termo Criar Sites foram classificados como sendo relevantes para este termo. Se você clicar no primeiro site exibido na lista, o Google irá identificar que o site em questão está classificado corretamente para o termo Criar Site nos resultados.
Mas se ao invés de ficar no site, você decidir voltar até o buscador e clicar no  segundo site da lista, seja porque não gostou do conteúdo do primeiro, porque alguma coisa como banners em excesso, navegabilidade ou designer ruim ou porque o servidor estava fora do ar e o site não carregou o fez decidir procurar por outro site, o Google poderá identificar que o primeiro site não é relevante para o termo Criar Sites primeira posição na lista, podendo então mudar a ordem dos resultados quando o próximo visitante realizar a mesma pesquisa.
É claro que para que a ordem dos resultados seja alterada é necessário um número razoável de visitantes que realizem as mesmas ações e infelizmente esta quantidade de pessoas é um segredo que só o pessoal que trabalha por trás do algoritmo do Google deve saber. Portanto depois do conteúdo, uma navegação clara, design limpo e servidor de hospedagem estável são os principais fatores que ajudam uma página a aparecer nas primeiras posições.
Não importa se o seu site contém apenas imagens ou se é rico em texto, o importante é que o visitante encontre o que precisa sem se sentir incomodado. Contrate uma boa empresa de hospedagem Se você está desenvolvendo ou pretende desenvolver seu site/blog utilizando uma hospedagem de sites (diferente do que acontece com o Blogger e WordPress.com) então você deve pesquisar antes para saber se os servidores da empresa que está contratando são rápidos e estáveis de forma a não deixar seu site lento ou fora do ar.
Isso é importante porque recentemente o Google também passou a levar em consideração a velocidade de carregamento dos sites na hora de catalogar os sites. Caso o site seja muito lento ou fique fora do ar por muito tempo, o site pode ter sua posição rebaixada nos resultados das buscas.

Tenha um domínio próprio

Diariamente milhares de novos sites e blogs são criados utilizando serviços gratuitos como o Blogger, WebnodeWordPress, que oferecem endereços grátis do tipo, seusite.webnode.com ou seublog.blogspot.com, sendo que a grande maioria destes sites são abandonados poucos dias após a sua criação. Os motivos para os webmasters terem abandonado o site/blog podem ser vários, porém o principal é porque ele não desembolsou nada para criar o site pode diminuir drasticamente o interesse em dar continuidade ao trabalho, quando comparado com alguém que se compromete a investir em hospedagem e domínio.
Isso acaba gerando uma infinidade de sites e blogs fantasmas, que não trazem valor nenhum para os internautas e que não tem motivos para aparecerem nos resultados das buscas.
Por este motivo um domínio próprio do tipo seunome.com e dependendo do caso, uma hospedagem profissional para um site ou sistema CMS instalado, indicam aos buscadores que o webmaster está comprometido com seu site, acelerando o reconhecimento do site perante o Google, aumentando assim as chances de conseguir um bom posicionamento, quando comparado com os sites que são criados com serviços totalmente gratuitos.

promover-o-seu-blog

Aqui está uma lista com 28 dicas para promover o seu blog

1. Palavras chaves de cauda longa

Ter sempre em mente o uso de palavras chaves de cauda longa.

2. Escrever títulos específicos

Sempre pense nos melhores títulos para atingir o seu objetivo.

3. Construir conteúdos de qualidade para promover o seu blog

Ligando e utilizando boas fontes e artigos de pesquisa e exemplos que tendem a render bons resultados.


4. Alcançar na pele do leitor

O que interessa e procura do leitor. Pense no seu leitor de uma forma que chegue essa informação como se fosse uma necessidade para ele.

5. Participar

Nas diferentes redes sociais e aumentar a sua visibilidade.

6. Comentando em blogs diferentes para promover o seu blog

Sobre blogs com assuntos pertinentes.

7. Realizando competições ou atividades

Colaborar com outros blogs, convidando outros blogueiros para  a participar em algo em grupo.

8. Falar alto e muito do nosso blog

Em diretórios de conteúdos e agregadores de blogs.

9. Criar conteúdo

Em multimídia, pdf, imagens ou qualquer outra forma e divulgar.

10. Interagir

Com os seus amigos, conhecidos e criar ligações.

11. Atualizar

Manter um bom nível de atualização do blog.

12. Ler a concorrência

Tente construir relações com eles, pense sempre que posso fazer por eles e eles por mim.

13. Aprender, ler e ficar atualizado

Usar cada dia para conhecer e entender melhor o assunto do nosso site.

14. Atualizar o conteúdo

A expectativa é comum em um blog, o conteúdo atualizado com frequência. Os blogs populares costumam ter uma alta porcentagem de visitantes que retornaram livremente ou através dos leitores RSS Feed. Se esta é a sua ambição, certifique-se o suficiente para dar aos seus visitantes razões para regressar.

15. Criar conteúdo original e interessante

A qualidade dos artigos é importante para os leitores ao escolher o seu blog. E com este artigo, você deve concentrar-se no fornecimento exclusivo, prático e útil para os leitores.

16. Search Engine Otimization (SEO)

Um imperativo para qualquer website. Otimizando o seu blog para os motores de busca (SEO), no seu blog (On-site) e fora do seu blog (off-site), o blog dá a melhor opção para subir posições no ranking do Google, Yahoo ou outros. Investigue as palavras populares ou mais pesquisadas e coloque nos títulos dos seus artigos é um bom exemplo de um site on-SEO.

17. Participa de comunidades para promover o seu blog

Existem vários sites onde você pode promover o seu blog diretamente ou indiretamente. Enviando artigos diretamente para ser submetido a um voto popular como acontece nos agregadores de conteúdo e indiretamente envolvidas em fóruns relacionados concretamente no nicho do seu blog.

18. Obter um Thema WordPress adequado

Se você usa WordPress, você também terá uma quantidade de temas. Há aqueles que não custam nada e que costuma ter a estrutura e gráficos a partir do tradicional.

Mas, se quiser aumentar a credibilidade do seu blog e dar um aspecto verdadeiramente profissional, existem themas WordPress com um custo.

19. Comentar sobre o seu blog

Para trabalhar melhor, o blogueiro para ser mais ou menos contínuo deve deixar comentários e uma contribuição para onde escreve. É óbvio que não deve fazer spam.

20. Dê Backlinks

Uma das coisas que eu mais recomendo, para ser mais conhecido e fazer publicidade barata, interligue-se a outros blogs ou deixe comentários.

21. Adicione as redes sociais para promover o seu blog

Se você realmente usar, pode ter certeza que terá boas ferramentas para angariar amigos e divulgar os seus posts.

22. Adicione os seus feeds para promover o seu blog

Poucos blogueiros hoje em dia fazem uso dos feeds para divulgar eu ainda uso e tenho excelentes resultados.

23. Participar nas suas iniciativas

Ao organizar concursos ou outras formas de interações de blogs, parte do que é um grande gesto interagir no concurso e tem vantagens para si e para os outros blogs. Mostrar sempre interesse e disposto a ajudar com a sua participação.

24. Contestar de forma personalizada

Ao comentar sobre seu blog ou enviar um e-mail de resposta tente dissuadir ideias, com isto mostra a sua forte vocação, afinal você conhece o seu blog.

25. Frequente os fóruns

Existem milhares de fóruns em diversos nichos faça uso e compartilhe informações e seus conteúdos.

26. Curtir nas redes sociais

A ideia é curtir, compartilhar ou divulgar outras informações de outros blogueiros nas redes sociais faça isso sem esperar receber algo em troca.

27. Os conselhos

Pegue conselhos de outros blogueiros.

28. Promover o seu blog

Nunca dependa de uma única fonte de tráfego promova em todos os locais você precisa de visitantes.

Lembre-se que, com grande poder vem grandes responsabilidades (Homem Aranha).

Assim como utilizar estes passos sabiamente é possível.

Estes são os passos básicos, conhecidos de todos, mas estamos sempre repassando e conhecendo outros novos.


Você usa outras formas para promover o seu blog?

28 Passos inevitáveis para promover o seu blog de graça
4 (80%) 1 vote

Comentários

  1. Divulgar Blogs dezembro 23, 2015
  2. Magda Reis fevereiro 8, 2016

Deixe uma resposta

Digite abaixo a numeração *