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Newsletter email marketing – Motivos para uso imediato do email marketing

O email marketing é sem dúvida uma forma imprescindível de divulgação e interatividade com os contatos. Ainda assim, muitos ainda não utilizam essa estratégia para se relacionar com os assinantes e a lista que vai se avolumando fica inerte, sem nenhuma atividade que a vincule permanentemente com seu blog ou qualquer outro projeto online.

Existem muitas vantagens ao se fazer uso do email marketing e não aproveitar o seu potencial significa desperdiçar uma oportunidade de ouro de desenvolver seus negócios na internet de maneira qualificada e duradoura. Neste artigo detalhamos 7 razões que fazem do email marketing uma obrigatoriedade.

7 motivos para fazer uso imediato de uma newsletter email marketing

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1. Newsletter email marketing é um canal de comunicação popular

O email se tornou uma ferramenta indispensável aos internautas, um meio de comunicação dinâmico e atraente. Tanto é verdade que a grande maioria dos usuários da internet o utiliza diariamente, seja para enviar ou ler mensagens. A simplicidade de abrir uma conta, a rapidez das mensagens e os recursos disponíveis ajudaram em sua popularização.

Se há um público imenso visualizando inúmeros conteúdos, nada mais óbvio que aproveitar para marcar presença aos olhos das pessoas. E é aí que entra o email marketing, para dar visibilidade diante da sua lista de contatos, seja por meio de campanhas de publicidade ou em um texto que traga informação relevante.

2. Geração de tráfego

Quando se envia um determinado email à lista de subscritores é de bom tom deixar o caminho para que o usuário possa acessar. Esses cliques acabam por gerar um tráfego valiosíssimo de quem vai entrar no blog já intencionado em conhecer o seu acervo e, provavelmente, permanecer por mais tempo.

É sabido que antes de pensar em ganhar dinheiro na internet é preciso buscar tráfego e ele pode estar mais perto do que se imagina, a um email de distância. Então, ignorar essa realidade é um contrassenso terrível e não condiz com as práticas inteligentes de webmarketing.

Aqui no Blog Marketing Online podemos perceber que o trabalho realizado com uma newsletter email marketing está gerando um incremento entre 10% e 15% de acessos ao site, o que é um índice muito satisfatório e contribui para que o blog esteja sempre em evidência.

3. O email marketing é um mecanismo eficiente de fidelização

Tudo que se busca em um empreendimento é que o cliente esteja fidelizado à marca. E o funcionamento dos negócios na internet também obedece esse parâmetro. Quanto mais o indivíduo se identificar com o seu projeto, mais dará credibilidade a ele, isto é, será fiel a ponto de tê-lo sempre como prioridade.

Essa é uma função muito interessante do email marketing, pois elimina um sentimento de abandono que por ventura possa aparecer. Se uma pessoa subscreve um blog cujo o assunto seja ganhar dinheiro na internet, ele certamente se interessa em receber informativos acerca desse tema e a ausência de mensagens a respeito pode ser interpretada como um ato de soberba ou simplesmente quem não se importa.

O que isso acarretará? Sua marca se perderá no tempo. E aí, quando você resolver enviar uma campanha por email já será tarde e provavelmente aquele contato não abrirá sua mensagem ou a marcará como spam ou simplesmente cancelará a subscrição. Portanto, evite isso, fidelize as pessoas.

4. O assinante está propenso a fazer negócios

A credibilidade é um pilar para todo tipo de negócio, principalmente no ambiente virtual no qual geralmente não há um contato físico. Imagine oferecer um produto ou ideia para uma pessoa que você não conhece, mas que mesmo assim o compra porque confia no que você diz. Eis a força do email marketing.

Isso ocorre de acordo com um processo interessante:

  • 1° passo: construção de uma presença online (blog, curso, videomarketing, etc)
  • 2° passo: captação de contatos (lista de subscritores que se identificam com você)
  • 3° passo: compartilhamento de informações (produção de bom conteúdo)
  • 4° passo: campanhas publicitárias (foco em produtos e serviços de qualidade)
  • 5° passo: fechamento do negócio (contato se sente convencido e efetua a compra do produto ou serviço)

Perceba que do primeiro ao quinto passo é preciso criar estratégias que só terão efeito a longo prazo, a construção de relacionamentos não é algo feito instantaneamente. Mas se esses passos forem seguidos com disciplina, tendo o email marketing como o ponto-chave, as probabilidades de êxito e construção de parceiras duradouras são enormes.

5. O email marketing é um processo automático

Com o auxílio de um autoresponder eficiente como o Aweber o envio de e-mails para a lista de contatos é um procedimento rápido, simples e totalmente automatizado. Essa ferramenta poupa muito tempo e deixa a mensagem com um estilo profissional.

No decorrer de seu projeto online os contatos irão aumentar e automatizar as mensagens é de suma importância para que não se desperdice energia em ações trabalhosas.

6. O email marketing é uma ação que permite o monitoramento

Ainda no campo do autoresponder, é possível monitorar a reação de sua campanha de email marketing com precisão. Itens como número de abertura, cliques dados, direcionamento, número de cancelamentos  são informações que valem muito.

O comportamento de sua lista de contatos precisa estar em constante observação no sentido de se verificar os pontos positivos e críticos. Se o email está sendo aberto, mas não está convertendo de acordo com as expectativas pode significar que é preciso escrever textos com mais qualidade ou que a sua lista não está segmentada de forma correta.

Observe as possibilidades que o email marketing oferece o torna um grande aliado de todo empreendedor online, aplicando as técnicas corretas é possível colher muitos dividendos.

7. É uma maneira de seu conteúdo ser compartilhado

Mais um aspecto a ser levado em conta é que o email pode ser viral. Isso quer dizer que se os subscritores enxergarem benefícios nas mensagens que recebe poderá encaminhar para seus contatos que por sua vez farão o mesmo, ocasionando uma boa reação em cadeia, gerando tráfego e visibilidade para você.

Por isso que é recomendável divulgar conteúdos de alta qualidade, jamais envie mensagens irrelevantes que só farão o seu contato perder o tempo dele. Se isso acontecer, a confiança ficará abalada e ele pode até considerar cancelar a subscrição.

Escreva um email que atice a vontade do receptor em saber mais, em se aprofundar, em adquirir conhecimento para a sua vida. Todas as pessoas gostam de espalhar boas ideias e se essas ideias tiverem você como origem certamente a sua voz será uma referência.

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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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