SEO com qualidade! Otimizando sites para mecanismos de busca!

Fazer SEO Básico

Como muitos sabem SEO, ou Search Engine Optimization, é uma série de melhorias que visam a otimização de sites para aumentar o ranqueamento no Google e outros mecanismos de busca.  Hoje eu vou focar muito nesse assunto otimizando sites para mecanismos de busca.

Mas SEO vai muito além disso, sendo uma maneira de melhorar a experiência de navegação do usuário e oferecer condições para que encontre o que realmente procura em um site.

Conteúdo
  1. Minha opinião pessoal de quais são os 3 pilares do SEO - Otmizar website para google
  2. Otimize seu site para o final do ano: dicas de monetização e conteúdo
  3. Otimizando sites para mecanismos de busca
  4. O que a otimização pode render ($) para um site
  5. O que realmente é SEO ou Otimização de Sites?
  6. Os tipos de otimização
    1. SEO ON PAGE (ON SITE)
    2. SEO OFF PAGE (OFF SITE)
  7. Fatores que mais influenciam a otimização de sites
    1. FATORES DE OTIMIZAÇÃO ON PAGE
    2. FATORES DE OTIMIZAÇÃO OFF PAGE
    3. FATORES NEGATIVOS PARA SEO
  8. Otimizando sites para mecanismos de busca com objetivos
  9. A Velocidade de um site, novo Fator do Google (Não tem como escapar)
  10. Qual é o seu objetivo?
  11. Por onde começar a otimização de um site?

Minha opinião pessoal de quais são os 3 pilares do SEO - Otmizar website para google

  • SEO onpage: São (quase) todos os aspectos que têm relação com a nossa própria página, tanto de conteúdo, como estruturais ou tecnológicos.
  • Link building: É a obtenção, por qualquer meio de links externos apontando para seu site.
  • Resposta do usuário: São aqueles aspectos que o Google usa para medir a satisfação do usuário diante de um conteúdo.

Para que você entenda um pouco mais cada uma dessas partes que citei:

  • SEO onpage: Title, meta description, URL, domínio, h1, h2, links interno, links de saída, alt e title das imagens, web responsive, velocidade de carregamento, canonicals, tag robots, erros de HTML, links quebrados, sitemap.
  • Link building: Naturalidade dos links, variedade de anchor texts, variedade dos links, reciprocidade, IPs, valor dos links, reforçar as suas ligações.
  • Resposta do usuário: CTR, taxa de rejeição, tempo de permanência e visitas recorrentes nesse ponto entra o Google Analytics e Search Console.

Otimize seu site para o final do ano: dicas de monetização e conteúdo

Antes de começar a lucrar com um site é preciso trabalhar bastante em seu conteúdo, estrutura e ligações. Fazer SEO é um bom começo para quem deseja ter muitos seguidores, assinantes ou pessoas que acompanhem o conteúdo frequentemente e ainda façam conversões.

Otimizando sites para mecanismos de busca

Otimizando sites para mecanismos de busca

Já falei sobre qual é o afiliado certo para seu site, expliquei como escolher uma hospedagem de qualidade e até indiquei as melhores formas de ganhar dinheiro. Agora vou voltar um pouco e falar sobre otimização de sites, mostrando a lógica que tem por traz de tudo isso e como simples mudanças podem render muito ($).

O que a otimização pode render ($) para um site

Antes de conhecer mais sobre SEO é importante saber que a otimização de sites traz muitas vantagens tanto para usuários quanto para webmasters, blogueiros, etc.

O que é a técnica SEO?

O principal benefício é a quantidade de visitas, que aumenta de maneira incrível, possibilitando ganhar dinheiro com sites promovendo produtos, afiliados, serviços de terceiros, serviços próprios entre outros.

O que realmente é SEO ou Otimização de Sites?

SEO, é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca. Em outras palavras, SEO são diretrizes que tem o objetivo de dar a melhor experiência de navegação ao visitante. Os sites que mais se enquadram são posicionados entre os primeiros.

Os tipos de otimização

Existem muitos fatores que influenciam no posicionamento de um site nas buscas. No Google são mais de 200 fatores usados para fazer a classificação. Infelizmente, ou felizmente, conhecemos apenas alguns pontos onde podemos fazer otimizações. Estes pontos estão divididos em dois tipos de otimização: On Page (On Site) e Off Page (Off Site).

SEO ON PAGE (ON SITE)

O SEO On Page é feita dentro do site e depende apenas do trabalho de cada um. Essa otimização leva em conta o titulo da página, headers, descrições, imagens, ligação entre as páginas, etc. Teoricamente é a otimização mais simples, mas que demora um pouco e exige bastante empenho. Depois de fazer essas melhorias o resultado já é notável.

SEO OFF PAGE (OFF SITE)

O SEO Off Page acontece fora do site e não depende apenas do seu trabalho. Nesse caso tudo depende da popularidade que o seu conteúdo alcançou. Aqui são levados em consideração os links que o site recebeu em redes sociais, blogs, portais, bookmarks ou quaisquer citações feitas na internet. Cada link funciona como um voto e é chamado de backlink. Atualmente os backlinks estão entre os primeiros fatores de ranqueamento de um site.

A junção do SEO On Page e SEO Off Page definem a classificação dos sites nos mecanismos de busca.

seo mecanismos de busca

Fatores que mais influenciam a otimização de sites

É impossível afirmar ou saber todos os fatores que influenciam o ranking de sites nos buscadores. Isso porque cada mecanismo tem sua própria maneira de manipular os dados. Além disso, muitos fatores são adicionados regularmente e não são divulgados pelas empresas.

A melhor forma de "garantir" que um site esteja entre as primeiras posições é criar um conteúdo focado no leitor e fazer SEO baseado nos fatores que já conhecemos. A seguir estou listando alguns dos principais fatores considerados pelos mecanismos de busca para formar o ranking, mas além desses pode existir muito mais.

FATORES DE OTIMIZAÇÃO ON PAGE

  • Na hora de escolher um domínio, considere um nome curto que atenda às suas necessidades e tenha a ocorrência da keyword (palavra-chave).
  • Crie um titulo (Tag title) para a página bastante chamativo e que contenha a keyword principal para o conteúdo da página. Procure colocar a keyword o mais próximo possível do inicio do título. Dessa forma o site fica bem visto nos buscadores e também atrai a atenção do leitor. O título deve ter até 65 caracteres para evitar que seja cortado nos resultados.
  • Escreva uma Meta Description que contenha a keyword, seja informativa e chame o leitor para a ação. Por exemplo: "Blog sobre afiliados, seo e dicas para webmasters. Aprenda a monetizar bem seu site.".
  • Distribua algumas imagens pelo site, mas não se esqueça de preencher o atributo ALT com uma descrição que inclua a keyword. Nesse caso, procure combinar "o-nome-da-imagem.jpg" com o atributo ALT. Considere colocar palavras que esteja ao redor da imagem e não exagere no número de imagens do site, isso deixa o carregamento mais lento.
  • Considere manter a porcentagem de texto do site maior do que 15% se comparado com o HTML. Para isso você pode usar uma fórmula simples:
    [ Letras dos textos do site ] / [ Letras do HTML, CSS, Javascript ] * 100 (você pode fazer o mesmo para considerar a % de palavras). Para aumentar essa taxa, considere colocar em arquivos separados todos os códigos que não sejam HTML, como CSS e Javascript.
  • Destaque a keyword do texto com negrito. Quando convém, o Google pega partes do texto para colocar nos resultados. Esse texto normalmente inicia depois de um ponto, desde que tenha uma palavra chave em negrito. Portanto, procure criar o texto de acordo com o que você quer que apareça na descrição do site e destaque sua palavra-chave.
    Por exemplo:

Seu primeiro parágrafo é:

"Bem-Vindo ao Blog Programa de Afiliados para Blogueiros, Webmasters e aprendizes. Aqui você poderá encontrar informações, tutoriais e aulas que irão ajudá-lo a ganhar dinheiro."

Quando alguém procurar por "tutoriais" é bem provável que o Google mostre o seguinte:

"Aqui você poderá encontrar informações, tutoriais e aulas que irão ajudá-lo a ganhar dinheiro."

FATORES DE OTIMIZAÇÃO OFF PAGE

  • Um dos fatores mais importantes para o bom posicionamento de um site é a popularidade. O que os outros "sites" acham do seu é muito importante para os mecanismos de busca. São os chamados backlinks, que representam votos. Um backlink é igual a um voto. Porém esses votos podem ser muito importantes ou irrelevantes, tudo depende da qualidade de quem votou em seu site. Então, quanto mais links de sites bons seu site receber, melhor.
  • Ainda considerando o ponto anterior, não basta ter links de sites importantes, é preciso que o link contenha a palavra-chave do seu site como texto âncora. Ou seja, o site deve ser linkado a partir de um texto relevante para o seu site. Quanto mais relevante melhor.
    Veja um exemplo: "É possível ganhar dinheiro no Programa de Afiliados.". Note que o texto âncora tem uma relação forte com a página que está sendo linkada.
  • Outro fator que influencia bastante é o domínio que tem link para seu site. Quanto maior é a autoridade, confiabilidade, mais relevante é o backlink. Normalmente os links mais relevantes vem de domínios ".edu.br", ".edu", ".gov" e ".gov.br".
  • A diversidade de domínios únicos também está entre os fatores de maior influência.
  • Os mecanismos de busca sempre procuram por maneiras de descobrir se um site é realmente de confiança. Atualmente a principal forma de definir a confiabilidade de um site é através da idade do domínio. Quanto mais velho, mais confiável. Existem alguns pontos por trás dessa afirmação, mas basicamente esse é um fator bastante importante para o bom posicionamento.

FATORES NEGATIVOS PARA SEO

Estes são alguns dos motivos que poderá punir o seu site junto ao Google, porém quem não tenta não descobre novidades e o Google será sempre feito de tentativas e erros. Os fatores estão listados em ordem de importância.

  • Tentar manipular os mecanismos de busca.
  • Comprar links de empresas famosas por comercialização de links.
  • Receber links de sites considerados SPAM.
  • Tentar enganar o User Agent.
  • Servidor inativo grande parte do tempo.
objetivos em seo

Otimizando sites para mecanismos de busca com objetivos

Mesmo sem perceber, a otimização de sites traz inúmeros benefícios, entre eles:

  • Melhor estruturação do site
  • Maior velocidade
  • Conteúdo de qualidade
  • Melhor navegação
  • Maior conversão
  • Mais lucro

A Velocidade de um site, novo Fator do Google (Não tem como escapar)

Matt Cutts anunciou faz algum tempo que a Google incorporou a velocidade de carregamento de uma página web como um dos 200 fatores que o motor de pesquisa utiliza para determinar o ranking nas SERPs.

Em minha opinião, os sites mais novos podem reagir e responder mais rapidamente do que os grandes portais da web. Muitas vezes um trabalho pequeno pode fazer uma grande diferença na velocidade do site.

Uma web mais rápida é sempre melhor para todos especialmente para os usuários e isso pode significar mais visitas a qualquer site que possa se adaptar às novas exigências do navegador.

Aumente a velocidade de um site, aumenta a taxa de conversão e aumentando a experiência do usuário.

WebPageTest

WebPageTest.org é um excelente website que fornece uma ferramenta online para análise da velocidade de carregamento do seu website. Ele possui um relatório muito bom e tem diversas configurações que podem ser feitas. Vale apena testar.

Qual é o seu objetivo?

Se você é empresário, profissional liberal, investidor, webmaster ou apenas um freelancer, o SEO pode alavancar seus negócios. Se ainda está decidindo por iniciar algum negócio, considere aprender mais sobre SEO para começar com o pé direito na internet. Seja qual for seu objetivo, se ele envolve internet, fazer SEO pode ser uma grande jogada.

Por onde começar a otimização de um site?

A melhor maneira de começar a otimizar um site é fazendo SEO On-Page. O ideal é organizar títulos, links internos, descrições, imagens e tudo mais para que, apenas em seguida, você possa seguir para o SEO Off-Page. Se já existe conteúdo, preocupe-se apenas em otimizá-lo.

Não perca tempo alterando os textos antigos, simplesmente otimize cada um. Se for começar do zero, primeiro se preocupe em criar a estrutura do site bem otimizada para somente depois começar a publicar artigos e assim vai otimizando sites para mecanismos de busca.

O que eu considero mais válido é que cada um crie sua própria estratégia para começar. Pode ser que você descubra alguma coisa a mais que eu não falei neste artigo. O passo mais difícil disso tudo é começar, depois vai ficando mais simples.

Quais são suas experiências com SEO?

Deixe seu comentário e ajude o blog compartilhando esse artigo.

Se você precisa de uma forma automatizada para acelerar o seu site no topo dos sites de buscas, aconselho fortemente que acesse o portal pbn com vários serviços automatizados clicando aqui.

Como ganhar dinheiro com blog e gerar tráfego (Fatores offpage - onpage)

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
SEO com qualidade! Otimizando sites para mecanismos de busca!
Em SEO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

  1. Marilucia disse:

    Bom dia Claudio, tenho dificuldades em compreender SEO e também em aplica-las, as vezes uso a tag alt e title, mas nem sempre (rs). Tenho também meta tag, mas outro dia tive analisando meu blog em destes sistemas que vasculham para evr se tá tudo o, mas faltavam algumas coisas, por ex: o que são Heading Tag (h1,h2…., já andei lendo, mas tudo meio complicado, vi seu artigo no Dihiit e vim até seu site e adorei o modo como abardou o assunto, de maneira leve e simples, se puder me dar umas dicas ficarei grata.

    Abraços!

    Marilúcia
    Blogando Noticias

    1. Marilucia, Heading tag são os títulos e subtítulos dos textos. H1 para o título geral do texto, h2 para um subtítulo do h1, h3 um subttulo do h2 e assim por diante.

      Abraços

  2. endim mawess disse:

    o seu blog é um dos que tenho que visitar toda semana, e não preciso procurar mais informaçoes sinal que vc aplica o que ensina.

    1. Endim sempre posto o que eu faço e testo, mas nem sempre o que deu certo para o meu negócio poderá dar certo para outro. Sempre teste.

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