8 Pilares do Marketing Digital criado por Ryan Deiss “Guia do Iniciante”

O Marketing Digital é algo que muda constantemente e um dos maiores especialistas nesse assunto, Ryan Deiss, fundador da Digital Marketer sempre passa algumas dicas principalmente sobre os pilares do marketing digital.

Segundo Ryan Deiss existem 8 pilares do Marketing Digital e que apenas utilizando eles é possível ter uma boa parte do sucesso. Os pilares que ele ensina são os mesmos que utilizo em todos os meus negócios online e que possibilitam um aumento constante nos resultados.

Pilares do Marketing Digital

Claro que você não pode aplicar tudo uma única vez, mas pode começar aos poucos e assim ver o seu resultado crescente de acordo com o tempo.

Pilar 1 – Funil de Conversão

A primeira coisa que você deve buscar aprender é sobre funis de venda e quando digo sobre funis, é muito mais que apenas enviar um e-mail por dia durante 7 10 dias, funil de conversão é desenvolver uma sequencia de e-mail que pode gerar resultados no piloto automático de maneira consistente e duradoura.

Para ser mais preciso, a cada ação que o usuário realizar no seu e-mail, automaticamente ele deve receber outro e-mail com uma ação complementar, por exemplo, quando eu envio um e-mail falando sobre tráfego, automaticamente a plataforma que uso adiciona esse lead em uma sequência que oferece algum curso sobre tráfego e ao fim da sequência se a pessoa comprar ou não, ela retorna para a lista do e-mail principal e se após alguns dias eu enviar outro e-mail falando sobre Facebook e clicar no link do e-mail vou enviar outra sequência oferecendo algum curso.

Além disso, é preciso entender outros conceitos de funis, como oferecer um produto digital grátis antes do produto principal e outras coisas a mais.

Funil é algo que você deve estudar constantemente, analisar o que há de novo no mercado e sempre buscar e realizar testes para conseguir sempre os melhores resultados.

Pilar 2 – Marketing de Conteúdo

Uma das melhores maneiras de manter um negócio de maneira crescente e com custo baixo é através do marketing de conteúdo e por isso é fundamental utilizar ele no seu negócio.

Quando falo em marketing de conteúdo não me refiro a apenas criar artigos, mas também investir em infográficos, vídeos, podcasts e todas as maneiras em relação a conteúdo que estiver disponível para você.

Não basta apenas saber criar um bom conteúdo, é preciso que ele seja também evergreen, ou seja, que ele nunca envelheça e também esteja nas primeiras posições do Google, Youtube e outras mídias que for utilizar. Apenas assim poderá conseguir/obter tráfego constante e realizar vendas sem grandes investimentos.

Além do conteúdo que é compartilhado no seu blog, é preciso verificar o que você compartilha também nos e-mails e utilizar o máximo possível de conteúdo para conseguir gerar vendas.

Pilar 3 – Aquisições de Clientes (Tráfego Pago)

O terceiro pilar do marketing digital tem relação com o seu custo por aquisição de cliente, ou seja, o seu custo por venda.

Um cliente adquirido por tráfego pago é cada vez mais caro, por isso é preciso conseguir fidelizar quem compra de você e isso só é possível utilizando um bom funil de conversão e também oferecendo algum tipo de bônus ou brindes adicionais.

Atualmente os bônus digitais estão em alta, porém valem a pena investir em bônus físicos, como livros, camisas e outros pequenos presentes que podem ser baratos e ao mesmo tempo ajudar a manter um cliente fiel a você. Dessa forma poderá fidelizar e gerar novas vendas.

Em muitos nichos em que você não busca ser autoridade, o ideal é que utilize algum nome fictício ou que mantenha pelo menos um blog para relacionamento e uma lista de contato.

Mas caso você não tenha um blog, pode continuar investindo em tráfego pago, porém é fundamental manter uma lista de e-mail engajada e compradora, ou de nada adianta possuir centenas de leads que não compram nada de você. Lista de e-mails ruins igual zero em vendas.

Nesse item lembre-se sempre do pilar um do Marketing Digital, manter um funil perpetuo que compre de você constantemente e faça o seu custo por venda ser o mínimo possível.

Pilar 4 – E-mail Marketing

O quarto pilar do seu sucesso online é a captação de leads constantemente, de nada adianta ter um funil com uma estrutura excelente se você não está conseguindo capturar leads com esse funil.

Para capturar leads você pode utilizar tráfego orgânico ou pago e o ideal é que mantenha todos eles em um autoresponder que pode ajudar você a manter contato constante com os seus prospectos.

Essa sua lista de e-mail deve ser atualizada constantemente e quem não abre o seu e-mail ou não clica nos seus produtos deve ser retirado da lista, evitando um aumento de custos no seu autoresponder.

É interessante também enviar e-mails constantemente para a sua lista oferecendo algum produto ou serviço e assim lucrar com ela.

Pilar 5 – Gestão Social e Comunidade

Um item fundamental para o seu negócio evoluir é manter uma boa gestão social com as pessoas da sua comunidade, no caso do seu nicho.

É interessante manter pelo menos uma página no Facebook ou em outra rede social e também manter publicações semanais nela, além disso, você pode investir também em criar mais conteúdo para a sua audiência como a gravação de Hangouts, Webnários e todo material que possa fazer e oferecer para quem segue você.

Outra coisa a se fazer é manter um contato constante com outras pessoas do seu nicho, neste caso participação em eventos ao vivo e ou nas redes sociais.

Pilar 6 – Search Marketing

O Search Marketing nada mais é que ter pessoas buscando por você ou pelos seus produtos através do Google, redes sociais ou até nos eventos.

Para trabalhar o Search Marketing, você precisa aprender muito mais do que fazer SEO no Google ou Youtube, é preciso também conseguir gerar valor para as pessoas, trabalhar com algo que agregue valor na vida de quem está buscando uma solução e apenas, após isso você começará a ser “buscado” por outras pessoas ou até pelos tops players do seu segmento.

Conseguir ser procurado por outras pessoas não é uma tarefa difícil, comece aprendendo sobre comunicação pessoal, como transformar o seu nome em uma marca pessoal, busque um diferencial em si mesmo e claro, faça o seu diferencial, o seu nome ser adorado por outras pessoas, ofereça sempre mais do que recebe e uma hora poderá receber mais do que já ofereceu no passado.

Pilar 7 – Analytics

Você entende das métricas do seu negócio? Se ainda não, é fundamental que você comece a compreender quem visita o seu blog, o seu público alvo, número de visitas mensais que recebe e todas as outras métricas em relação aos seus visitantes.

Em meu site eu utilizo a ferramenta online Navegg e o Google Analytics para poder entender completamente todo o tráfego que recebo e tomar decisões.

Além dessas ferramentas você também pode investir em plug-ins para o seu site e também analisar as páginas que você possui em redes sociais, como o Facebook, Twitter e outras.

Busque compreender claramente quem é o seu público, quem acompanha o seu trabalho e com isso criar uma “persona ideal” para o seu produto e tudo o que você oferece.

Pilar 8 – Teste e Otimização

Por fim o último pilar do marketing digital é poder realizar testes em suas campanhas de anúncio e otimizar o que já funciona.

Além dos testes em anúncios, você deve realizar testes também no seu funil, artigos, layout do blog e tantas outras coisas que você utiliza no seu negócio.

Quando envio um e-mail normalmente separo a minha lista de contato em pelo menos três partes e busco realizar testes com copys diferente, links em locais diferentes e até os assuntos do e-mail são alterados.

De uma forma resumida, o último pilar do marketing digital é a realização de testes constantemente para conseguir encontrar possíveis erros e melhorar sempre a conversão em vendas ou em geração de novos leads.

Em um bom resumo, utilizar todos esses pilares do marketing poderá ajudar você a conseguir chegar mais longe, sempre que for criar algo, uma campanha ou o que for. Sempre analise os pilares do marketing digital e compartilhe esse artigo com os seus amigos levando novos conhecimentos.

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