Robson Daniel - Dicas sobre SEO On-page e Off-page

robson daniel

Pegue a sua caneta e o seu caderno de anotações para mais uma super entrevista com o Robson Daniel especialista em SEO.

Eu cheguei até o contato/conhecimento do Robson Daniel através do Lucas Dolibaina. Troquei muita ideia com os dois até mesmo assisti algumas lives dos dois. Avisei tem muito conhecimento para passar.

Conteúdo
  1. Robson Daniel conta a sua história e dicas na área SEO
  2. Por favor, fale sobre o seu trabalho e como chegou ao mundo digital.
    1. Você pode contar sobre alguma experiência negativa com um projeto de SEO? O que houve?
  3. Você também tem projetos de sucesso na Web? Qual é o seu carro-chefe?
    1. Black Hat ou White Hat SEO? Eles são compatíveis? Devemos ficar longe de um dos dois?
  4. Tecnicamente, qual das técnicas atuais de SEO é a sua favorita, a que sempre funciona?
    1. Você tem alguma técnica que parou de usar ou ao longo do tempo teve que voltar e desfazer o que criou?
  5. Você acha que o link building está com os dias contados? Vai mudar?
  6. SEO esta sempre evoluindo. Os links seguem o mesmo caminho?
  7. Todo projeto online precisa ter links fortes/autoridade? Ou precisa diversificar?
  8. Prefere um link de autoridade ou tráfego?
    1. SEO = toque mágico? Existem truques em SEO? Ou é trabalho árduo e análise?
    2. Qual o motivo para alguém começar um canal no Youtube? O que esperar dos vídeos?
    3. Como criar um público para os vídeos no Youtube? E como posicionar os vídeos?
  9. Como evitar problemas com direitos autorais de vídeos? O que fazer?
  10. Alguém pergunta: Porque meu canal não cresce? O que fazer?
    1. Estou chegando a mil inscritos só que o canal parou de crescer o que eu faço?

Robson Daniel conta a sua história e dicas na área SEO

Investir no seu conhecimento é algo de extremo valor. Investir não é gasto sempre falo isso para quem esta começando. O seu concorrente esta investindo e alavancando sempre.

Por favor, fale sobre o seu trabalho e como chegou ao mundo digital.

Grande amigo Cláudio! Entrei ao mercado digital em 2012, quando fui Coordenador de Marketing de uma das maiores escolas de Coaching do Brasil, participando da expansão da escola por todo o Brasil. Nesse momento a escola também saiu apenas do mercado físico e entrou para o mundo digital, faturando múltiplos 6 em 7 (sim!, na época fiz o Fórmula de Lançamento) e tive o prazer de contribuir no projeto da escola.

No mundo do SEO estava tentando entrar desde 2017, mas a alguns anos atrás era muito difícil conseguir encontrar bons conteúdos em Português.

Mas eu entendi que era o que eu queria de verdade, e para isso me dediquei bastante faz 1 ano e meio e posso dizer, que os resultados que venho colhendo são incríveis.

Eu me envolvi em 2 projetos (pessoais mesmo), sendo 1 que eu absolutamente zerei ele, desindexando tudo do Google e começando do absoluto zero, e hoje ele está em primeiro lugar para mais de 20 palavras-chave do interesse e outro tinha pouco mais de 20 mil inscritos no Youtube e hoje temos mais de 90 mil inscritos! Falarei mais desses projetos adiante!

Você pode contar sobre alguma experiência negativa com um projeto de SEO? O que houve?

Nesse nicho do SEO fazemos muitos testes, e posso dizer que uma experiência que fiz e não deu nada certo, foi insistir no Keyword Stuffing e acabei perdendo muitas posições, porém, ao perceber isso nos relatórios, corri para corrigir, mas para recuperar o que perdi, foram quase 2 meses recuperando devagar as posições perdidas.

Você também tem projetos de sucesso na Web? Qual é o seu carro-chefe?

Sim, tenho um projeto em parceria com meu pai, que é um canal no youtube no nicho de loterias com mais de 90 mil inscritos https://www.youtube.com/canalfelicidade cujo temos rendimentos com adsense, bem como parceiros e patrocinadores.

Tenho também um site, que é do meu Canil https://canilbullterrier.com.br, pois sou Criador Profissional de Cães da raça Bull Terrier Standard, esse site, tenho orgulho de dizer que estou em primeiro colocado pra mais de 20 palavras-chave de meu interesse.

E tenho também mais alguns projetos de afiliado que estou subindo.

E tenho também um projeto com meu amigo Lucas Dolibaina que é o Marketeando SEO.

Black Hat ou White Hat SEO? Eles são compatíveis? Devemos ficar longe de um dos dois?

Vamos lá! Primeiramente, para responder vou reforçar os conceitos:

White Hat SEO – Usar de todas as boas práticas de otimizações, para conseguir posicionar o seu site nos mecanismos de busca.

Black Hat SEO – Seriam táticas e estratégias de conseguir posicionar o seu site nos mecanismos de busca de maneira muito mais rápida que o convencional, porém, de uma maneira, eticamente questionável!

Eu confesso que sou um grande apreciador do Linkbuilding, considerado por muitos como Blackhat, porém eu não nego, sou adepto e considero como um ponto forte meu!

Gosto sempre de afirmar que, fazendo um trabalho bem feito, suas chances de sofrer as consequências são pequenas, mas sempre existe um risco. O que posso sugerir é não sair comprando links de procedência duvidosa (links GSA ou links em massa de ferramentas “milagrosas”).

Outras práticas consideradas Black Hat, como o Keyword Stuffing, Cloacking, e outras coisas mirabolantes que são ensinadas em certas comunidades por aí, não funcionam, e só vão fazer é atrasar o seu projeto.

Tirando o Linkbuilding, que nem considero Black Hat, prefiro dizer Silver Hat! (termo usado por mim e pelo Lucas), meu trabalho é feito totalmente dentro do White Hat, e tenho ótimos resultados!

SEO, existem duas grandes tendências: Black Hat e White Hat. Com qual você se identifica mais? O que você aconselha aos nossos leitores a fazer?

Conforme citei na questão anterior, me considero acima da média no Linkbuilding. Tirando isso, meu trabalho é todo feito no White Hat.

Se o pessoal seguir corretamente os princípios da parte Técnica, Conteúdo + On-page e Off-page, não tem como o projeto não crescer.

Para melhor entendimento dos leitores, eu e o Lucas fizemos uma live, com a auditoria de um site, onde fizemos esse trabalho ao vivo, vou deixar o link, caso desejarem entender mais a fundo https://www.youtube.com/watch?v=ITE1FOTqGAA, onde abordamos esses 3 pilares citados.

Embora confesso que minha intimidade de verdade é com o Linkbuilding, tanto que sugiro aos amigos leitores se atentarem a alguns aspectos, como:

Links Contextuais: O seu site possui links de sites que falam do mesmo conteúdo que você?

Por exemplo, você é um nutricionista e um site que fala de receitas ou estilo de vida mais saudável faz um link de referência para algum conteúdo seu. O Google vê isso com bons olhos e com certeza, isso contará muitos pontos a seu favor!

Links de Sites de Autoridade: O seu site possui Links de Sites de Autoridade?

É sempre bom contar com links de sites de grande autoridade, por exemplo, o seu site fala de Marketing Digital e você recebe um link do Blog do Mundo do Marketing! UAAAAUUUUU estamos falando de um grande blog, que vai passar um link contextual e de extrema autoridade! Isso vai contar vários pontos e seu favor, no que tange a autoridade do seu site! Pois o Google passará a entender, que se um site de grande autoridade está falando bem de você, é porque você é realmente bom!

Links das principais Redes Sociais: O seu site possui links das principais Redes Sociais?

Hoje links de redes sociais também são muito importante, principalmente no que tange a Branding, portanto, vale a pena ter links de redes como: Facebook, Youtube, Instagram, Twitter, Pinterest, etc.

Links Tóxicos: Verifique também se o seu site possui links tóxicos, esses links podem estar prejudicando o seu projeto.

Dica Especial:  Uma dica especial que deixo é, dê uma estudada boa em seus principais concorrentes, para tentar sacar o esquema de links que ele está usando. Tente replicar os melhores e mais contextuais! E vá além e invista em links melhores e mais fortes! Para sair na frente e alcançar o topo do Google!

Tecnicamente, qual das técnicas atuais de SEO é a sua favorita, a que sempre funciona?

Linkbuilding sem dúvidas é a minha técnica preferida, porém, eu sempre digo algo e levo isso muito a sério, que é: faça um trabalho sólido, correto e muito, mas muito consistente.

Caso você seguir isso, o seu projeto vai se sustentar, até mesmo nas grandes atualizações que o Google faz, e olhe que temos atualizações em todos meses.

Aí você pode me perguntar, mas o que seria Robson? E eu respondo: FAÇA O TRIVIAL BEM FEITO! (SEO Técnico / SEO On-page + Conteúdo / SEO Off-page).

Não pule etapas, não faça um bem feito e os outros não, pois assim, em alguma atualização do Google, o seu projeto vai cair e você vai sentir as consequências disso.

Você tem alguma técnica que parou de usar ou ao longo do tempo teve que voltar e desfazer o que criou?

Quando comecei a estudar, percebi que haviam as técnicas consideradas certas e outras técnicas nem tão éticas assim, porém prometiam milagres, fiz um teste de Keyword Stuffing e o resultado foi catastrófico, logo aí, percebi que não existem milagres.

O Linkbuilding é algo que eu e o Lucas brincamos e falamos ser um SILVER HAT, pois você mesmo pode trabalhar as suas camadas de links, e se manter anônimo para o Google, mesmo sabendo que isso pode não ser tão ético assim, mas é algo menos arriscado, por isso eu faço sem medo, mas de maneira muito bem feita! Mas tirando essa técnica, não uso outras técnicas do mundo obscuro rsrsrsrrsrsrs.

Você acha que o link building está com os dias contados? Vai mudar?

O Linkbuilding estará com os dias contados quando o Google implementar outra forma de medir a popularidade e autoridade de um site, que não seja a famosa “indicação”, que é o que o link faz. Desde que ouvi falar de SEO, ouço pessoas dizendo, o SEO está com os dias contados, o Linkbuilding está com os dias contados.

Sinceramente, não me preocupo muito com isso, pois quem dita as regras é o Google, ele é o dono da audiência, e o trabalho de correr atrás de aparecer de maneira orgânica para essa audiência é nosso! Se ele mudar as regras, caberá a nós se adaptar a essa nova realidade.

SEO esta sempre evoluindo. Os links seguem o mesmo caminho?

Sim, com certeza creio que o nicho do Marketing Digital que mais vai se ajustando, melhorando e evoluindo é o SEO, afinal de contas, TODO SANTO MÊS O GOOGLE LANÇA ATUALIZAÇÕES, o coitado do Profissional de SEO não chega a ter um Trimestre de sossego, rsrsrrsrsrss.

Brincadeiras a parte, o Linkbuilding não evolui tanto a sua forma de medição no Google, porém, tudo depende, e eu explico isso melhor, cada projeto é um projeto, cada nicho é um nicho, temos nichos mais concorridos e nichos menos concorridos, sendo assim, encaramos diferentes desafios, alguns projetos muito robustos e outros menos.

Temos nichos de trabalho que possuem milhões de buscas mensais, como é o meu caso com o canal de loterias, se você colocar no ahrefs por exemplo e pesquisar: Resultado da Mega Sena, encontrará hoje (17/12/2020) 1,4 milhões de buscas. Se você procurar, por exemplo, Academia em São Paulo teremos 70 buscas, consegue perceber a diferença do esforço nesses exemplos?

O posicionamento para o Resultado da Mega Sena, vai exigir muito mais dedicação, links qualificados, links de autoridade, do que posicionar para Academia em São Paulo.

Outro favor a se levar em consideração é: a cada dia que passa, os profissionais vão encontrando links melhores, de mais autoridade, de mais relevância, o SEO ainda está engatinhando no Brasil, mas os profissionais estão mais ávidos por informação e isso é bom, pois vai melhorando o nível e a competitividade.

Todo projeto online precisa ter links fortes/autoridade? Ou precisa diversificar?

Pergunta interessante, mas eu digo, SIM! Todo projeto precisa de bons links! E também afirmo que é preciso diversificar.

Se tem uma coisa que o Google não gosta é da “manipulação” e quando ele diagnostica isso, o projeto é punido.

Portanto, é preciso diversificar sua camada de links, para que ela pareça o mais natural possível.

O projeto precisa de links No-follow (o link sinaliza para o pagerank não passar autoridade, através da etiqueta “rel=nofollow”) e links Do-follow (apesar de não existir essa etiqueta, mas a ausência do nofollow, permite o pagerank passar autoridade no apontamento).

O projeto também precisa ter links de fontes diversificadas como: links de blogs, links de portais, links de perfil de redes sociais, links de imagens, etc...

Prefere um link de autoridade ou tráfego?

Olha só que pergunta de extrema relevância, e apesar da resposta parecer confusa, mas o que digo é: DEPENDE.

Rodrigo Sanchez - Diversas dicas sobre estratégia digital

Para não ficar confuso ao leitor, vamos ao cerne da questão: a sua intenção ao adquirir esse link, no exato momento da aquisição (seja compra, troca, ou você mesmo criando) é, trazer tráfego para o site? É trazer autoridade para o site (melhorar DR e UR)? É trazer diversificação (naturalidade e mais domínios diferentes)?

Cada caso é um caso, bem como, cada momento do projeto exige uma atenção para a ação a ser trabalhada.

Mas em termos gerais, até pra responder ao leitor, prefiro trabalhar com a seguinte hierarquia:

  • Links Contextuais;
  • Links de Autoridade;
  • Links de Redes Sociais.

SEO = toque mágico? Existem truques em SEO? Ou é trabalho árduo e análise?

O SEO dá sim um toque mágico no projeto!

Há Robson, mas porque você afirma isso? É simples responder: MAIS DE 90% DOS SITES LANÇADOS NA INTERNET NÃO POSSUEM TRÁFEGO ALGUM DE PESQUISA! Ou seja, não possuem tráfego orgânico, logo, só aparece se pagar!

Pode parecer mentira, mas coloque no Google “90.63% of Content Gets No Traffic From Google” e veja por sí mesmo!

Mas nem tudo são flores. Não existe atalho rápido e duradouro, não existe varinha de condão e nem nada semelhante.

O que existe é muito trabalho, trabalho árduo.

Eu mesmo gosto de trabalhar o ciclo evolutivo, da seguinte maneira:

  • Personalizar a estratégia e os objetivos, com base no desempenho atual;
  • Auditar para diagnosticar e corrigir o que for necessário (on-page) e ver onde estão as melhores oportunidades com potencial para investir;
  • Criar novos conteúdos e investir em novas palavras-chave e entrar nas palavras que os concorrentes também estão posicionados;
  • Trabalhar em Backlinks;
  • Analisar e acompanhar, através de relatórios de desempenho.

Vale a pena sempre lembrar!!!! SEO é melhoria contínua! O projeto não pode estagnar!

Você acha que as redes sociais ajudam no posicionamento na web? E acima de tudo, como aproveitar para posicionar uma página?

Redes Sociais não fazem SEO! Plugins não fazem SEO! Ferramentas não fazem SEO!

SEO é um conjunto de estratégias, que devem ser executadas de maneira orquestrada!

Mas trabalhar as redes sociais de qualquer projeto, ajuda sim, na estratégia!

Principalmente no que tange a Branding e Tráfego!

Você deve ter uma página do Facebook ativa e bem trabalhada, você deve ter um Instagram bem trabalhado, bem como, outras redes, desde que seja relevante para seu projeto, lembre-se sempre disso, DESDE QUE SEJA RELEVANTE PARA O PROJETO.

Por exemplo: Se o seu nicho for MODA, você pode trazer muito tráfego do Instagram e do Pinterest. Já por outro lado, se o seu nicho for ensinar Marketing Digital, você pode tirar muito proveito do Youtube, Instagram e até do próprio Pinterest.

Alguns promovendo e dizendo que SEO vai acabar dentro de alguns anos principalmente com inteligência artificial. Qual a sua opinião?

Não tenho esse medo, conforme afirmei anteriormente, o Google sempre vai ter que entregar os sites em seu buscador, os vídeos no Youtube de alguma maneira e de forma orgânica! Ou seja, logo, o SEO não acaba, ne para sites e nem para os vídeos.

Claro que o SEO pode ter uma nova roupagem, um novo nome, uma nova metodologia.

Mas, lembrem-se disso, desde que exista ALGUMA BUSCA, sempre haverá ALGUMA ENTREGA! E como eu disse acima, quem estabelece as regras de entrega é o Google, e cabe a nós, entender como se posicionar e nos prepararmos para isso!

Qual o motivo para alguém começar um canal no Youtube? O que esperar dos vídeos?

O vídeo a cada dia que passa é a forma de consumir conteúdo preferida das pessoas.

Porém, vale entender que o Youtube (plataforma de vídeo mais famosa da internet) é o preferido para um propósito, o Tic Toc para outro propósito, o Reels para outro.

Qual o seu objetivo?

Sugiro pesquisar o seu objetivo e ver qual a plataforma mais se adapta a sua necessidade.

Por exemplo: gamers para streaming usam geralmente a Twitch, já para vídeos gravados tanto a Twitch quanto o Youtube. Produtores de contéudo informativo e tutoriais, curiosidade e etc... usam o Youtube!

QUAL O SEU OBJETIVO?

Como criar um público para os vídeos no Youtube? E como posicionar os vídeos?

Para criar um público no Youtube, o primeiro passo a fazer é delimitar qual o seu avatar, pois através dele, você vai poder se comunicar melhor com ele, falar como ele, agir como ele.

Em segundo lugar, resolver as dores que o seu avatar têm. Qual problema o seu avatar possui que você pode resolver?

Terceiro passo, produza vídeos resolvendo todos esses problemas e por favor, FAÇA VÍDEOS COM CONTEÚDOS REALMENTE RELEVANTES E DE BOA QUALIDADE!

Para posicionar os seus vídeos, aí sim, precisa fazer o SEO para Youtube, portanto, concentre-se em:

  • Pesquisa de Palavra-chave: faça uma boa pesquisa de palavras-chave, para isso, use ferramentas como o ubersuggest, ahrefs, sem rush;
  • Título: Otimize o título do seu vídeo, coloque a palavra-chave principal e de preferência, utilize gatilhos mentais;
  • Descrição: A descrição do seu vídeo também é fator de posicionamento! Portanto, capriche na descrição e faça uma variação de palavras-chave no decorrer do conteúdo;
  • Tags: As tags são de altíssima importância, as tags permitem você colocar as palavras-chave mais relevantes, bem como inserir termos buscados (se liga nessa dica especial! Para pesquisar as melhores tags de seu nicho, faça o uso da ferramenta que é a extensão vidIQ);
  •  Use CTA’s: As famosas CTA’s (call to action) são muito importante, portanto, chame o usuário para curtir os vídeos, comentar (e também responda os comentários), peça para se inscreverem no canal. O Google leva muito em consideração os fatores como retenção do usuário no vídeo, bem como a interação, como curtidas e comentarios;
  • Otimize a Thumbnail: As Thumbnails (capinha dos vídeos) podem ser otimizadas, com a palavra-chave e assunto do vídeo, por exemplo: como-fazer-bolo-de-chocolate. Utilize sempre o nome do arquivo, separado pelo hífen. Faça também Thumbnails atraente, e coloque o título do vídeo visível, pois apesar do algoritmo não ler a imagem em sí, esse será o primeiro contato de sua audiência com o seu vídeo;
  • Adicione a Legenda: Esse é um Hack de SEO para Youtube de extrema importância! Essa dica talvez você não saiba, mas “AS LEGENDAS SÃO RASTREÁVEIS PELO ALGORITMO”, isso significa que você pode fazer SEO pela legenda;
  • Otimize o Arquivo de vídeo: Lembre-se de otimizar também o arquivo de vídeo, assim como você deve fazer com sua thumbnail, os arquivos por padrão pode vir com nome estranho, com números e letra aleatórias, utilize o nome para colocar a palavra-chave e assunto principal do vídeo;
  • Compartilhe seu vídeo em Redes Sociais: Para melhorar sua visibilidade, e até trazer tráfego para seu vídeo, compartilhe seu vídeo nas redes sociais e em grupos;
  • Crie playlists: Criar playlists vai te ajudar a manter o seu conteúdo mais organizado, bem como você ainda poderá fazer SEO ao reforçar suas palavras-chave e trazer mais tráfego de buscas;

Essas dicas com toda certeza te ajudarão a tirar bons resultados dessa magnífica plataforma!

Como evitar problemas com direitos autorais de vídeos? O que fazer?

Ao planejar o seu conteúdo, tenha cuidado com as músicas que vai usar como background ou até mesmo para colocar na apresentação (de preferência, pegue na biblioteca de músicas da própria plataforma), também cuidado com trechos de vídeos, ou fotos de fotógrafos profissionais, pois a plataforma bate muito forte nos direitos autorais.

Uma dica que dou é: não tenha preguiça e leia as políticas e diretrizes do Google para Criadores de Conteúdos.

Alguém pergunta: Porque meu canal não cresce? O que fazer?

Mais uma vez, a resposta é: DEPENDE!

Podem ter vários fatores envolvidos!

E o primeiro ponto a se refletir é: VOCÊ ESTÁ FAZENDO O DEVER DE CASA CORRETAMENTE?

Mas Robson, o que é o dever de casa? Todos os aspectos de SEO para Youtube que citei anteriormente.

Seguindo adiante, pense se o seu conteúdo está realmente ajudando a sua audiência. Outro ponto, você está publicando para as pessoas certas? Você está publicando com boa frequência (pelo menos 3X na semana)?

Você está publicando vídeos com ótima qualidade de Áudio e Vídeo? Muitas pessoas estão publicando todos os dias, e a cada dia que passa você deve sim se preocupar com a qualidade de seus vídeos!

Se você está realmente fazendo tudo isso da maneira correta e mesmo assim não está conseguindo evoluir o seu canal, procure ajuda de um especialista!

Estou chegando a mil inscritos só que o canal parou de crescer o que eu faço?

Se você está chegando aos mil inscritos, muito provavelmente já tem uma certa bagagem para entender o que pode estar acontecendo.

Mas de toda forma, você chegou a analisar se o seu conteúdo estagnou e deixou de ser interessante? Se esse não é o problema, então, verifique se você:

  • Tem um planejamento consistente: realmente tem bem definido a sua persona/avatar? O seu conteúdo está adequado ao público? Os títulos e thumbnails estão chamativos?
  • Conteúdo adequado para a audiência: Você realmente ajuda a audiência? Seu conteúdo está gerando valor para eles? Você conversa a mesma língua que a audiência?
  • Identidade Visual: A identidade visual do seu canal é interessante? As thumbnails estão chamativas e otimizadas? Seus equipamentos produzem áudio e vídeo de boa qualidade?

Esses pontos merecem uma certa atenção. E caso todos esses pontos estiverem “OK” e você permanecer estagnado, procure a ajuda de um especialista!  

Para terminar, que mensagem você gostaria de deixar para quem está começando e informe os seus projetos online. Por favor, deixe alguns conselhos sobre o mercado.

Iniciar em qualquer atividade hoje em dia não é fácil, temos um mercado super populoso, porém, pode parecer clichê, mas daqui a 2 anos, você vai desejar ter começado hoje!

Se você é experiente de mercado ou nunca trabalhou, meu conselho é o mesmo, seja o protagonista de sua própria carreira! Faça a diferença, trabalhe com afinco e paixão que as coisas vão acontecer naturalmente. Tenha um propósito e saiba o que você quer, e se dedique com alta performance que os resultados virão!

Não existe segredos, não existe atalhos! Existe suor e transpiração!

O mercado de SEO no Brasil está apenas engatinhando, é um pequeno bebê que têm toda uma vida pela frente e essa vida será LINDA!

Se você deseja entrar nesse mercado, saiba que não será fácil e nem rápido, mas com certeza eu afirmo, é uma carreira com diversas oportunidades, para você trabalhar em projetos pessoais, trabalhar em agências, ter sua própria agência ou até mesmo ser um consultor independente! Nesse mercado você pode escolher essas diversas opções!

Meus projetos, fora os citados no decorrer desse bate papo são:

Agência Sparta https://agenciasparta.com.br

Marketeando SEO https://www.youtube.com/channel/UCleMYTgGrZlyAjW42jeO4Sg

Talita Rodrigues - Dicas de uma mãe empreendedora

Espero ter ajudado e inspirado você a tocar o seu projeto da melhor maneira, e se ainda não tem projeto, COMECE HOJE O SEU PROJETO! Grande abraço e sucesso!

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Robson Daniel - Dicas sobre SEO On-page e Off-page
Em ENTREVISTAS temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

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